Seguir o blog

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

JATOBÁ, PARA CRIANÇAS DE TODOS OS TEMPOS

Adorei.
Há tempo eu não lia um livro infanto-juvenil, isto é, dirigido ao público infanto-juvenil, tão bonito quanto esse “Viagem ao Outro Lado do Mundo”, chancelado pela Editora Positivo e de autoria do mineiro de Campanário nascido em 49 Roniwalter Jatobá, também autor de livros importantes para a bibliografia brasileira, como A Crise do Regime Militar (Ática; 1997), O Jovem Luiz Gonzaga (Nova Alexandria; 2009) e tantos.
Roniwalter é uma antena aguda e sensibilíssima do Brasil. Sua sensibilidade ajuda a nos mostrar a grandeza deste País, seja através de seus contos desenvolvidos quase sempre com base no Real, seja através das histórias que busca sob o tapete da poeira do tempo a realidade do Brasil.
No que faz, Roniwalter é dos poucos.
Ele sabe o que diz.
E por saber o que diz Roniwalter conta nesse novo livro uma história simples para um público simples e em formação.
O autor fala de São Paulo, a cidade.
O autor, madeira de lei, fala do Metrô da cidade de São Paulo, do seu ruge-ruge e do ruge-ruge da cidade grande, e não de uma cidade grande qualquer, mas da 5ª maior cidade do mundo, que é São Paulo.
“Viagem ao Outro Lado do Mundo” se desenvolve de maneira tão natural; tão natural que fica, no correr da leitura, difícil até de acreditar que uma história tão banal, comum, tenha sido escrita por um autor do tamanho de Roniwalter.
Humilde, o grande escritor Roniwalter Jatobá desce do pedestal para contar o caso de um menino que é premiado pelo pai para conhecer São Paulo.
O menino dorme pouco, esperando o dia chegar.
A mãe prepara os detalhes, roupas etc.
E o menino se perde, quando chega a Sampa.
E se perde logo no Metrô, que hoje transporta 3,5 milhões de pessoas e muito mais de pensamentos, sonhos e dramas.
Como é bonito o novo livro de Roniwalter!
O autor mostra a solidariedade dos meninos de rua...
Chega!
Não vou falar mais.
Saiam correndo, vão comprar ”Viagem ao Outro Lado do Mundo”.
Presenteiem-no.
Vale a pena.
...........................
Roniwalter é autor de um belo livro, entre vários que escreveu: "O Jovem Luiz Gonzaga". Pois bem, nos próximos textos estarei falando sobre três CDs que acabo de receber: Ed Carlos Canta Luiz Gonzaga, Luiz Gonzaga não Morreue Com a Sanfona Agarrada no Peito (Forroboxote 8), de Xico Bezerra.
..................
O ex-ministro não sei de quê Ciro Gomes, que detesta repórteres e imprensa, diz que Zé Serra é mais feio na alma etc. Putaquepariu! Assim não dá! Vamos ver o apito da Marina, porque o do Lulalá... Sei não.
...........
A Petrobras anuncia indícios de petrólçeo no pré-sal da Bahia. Essa história de pré-sal lembra o ditado: tão contando com o ovo no cu da galinha, e faturando... Aliás, sobre esse assunto falo em programa especial que vai ao ar segunda 28 pela NET e TV-A, e também pela rádio Trianon. Pois é: tá mais do que na hora de a sociedade brasileira discutir esse assunto.
.......
E essa história do Zelaya, hein? Acho que o Brasil está exagerando. O Brasil está indo pra uma direita indefinida, se me entendem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS