Seguir o blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BELO GESTO DO BRASILEIRO HERMETO

No próximo dia 17, faz um ano que o orgulho da raça Hermeto Pascoal disponibilizou generosa e gratuitamente para artistas do planeta a gravação em CD de suas músicas, constante no site http://www.hermetopascoal.com.br/licenciamento.asp.
Quer dizer: enquanto gente de todo canto perde tempo se matando pela proibição por via judicial ao acesso de obra própria ou de outrem, em nome de grana e fama, o mago de Alagoas, cidadão do mundo, parece achar graça nisso tudo e age de maneira original, como sempre.
Quer ver?
Com o testemunho e concordância da sua alma gêmea Aline Morena, gaúcha de enorme talento musical, o velho mestre, genial sob todos os aspectos, inclusive o humanitário, dá de garra de um papel e de próprio assina a alforria da sua obra com palavras definitivas: “Eu Hermeto Pascoal declaro que a partir desta data (17-11-2008) libero, para os músicos do Brasil, e do mundo, as gravações em CD de todas as minhas músicas que constam na discografia deste site”.
E como se não bastasse, encerra a declaração com um recadinho pra lá de positivo, instigante mesmo, antes de assinar: “Aproveitem bastante”.
São mais de 600 músicas à disposição de todos.
Desapegado ao supérfluo, às coisas materiais, Hermeto é nascido numa cidadezinha alagoana no junho de 36, e que à nossa terra muito nos orgulha.
Cedo, descobriu que podia criar sons.
Tinha talvez uns quatro anos, quando isso ocorreu. Com uns sete, já se munia de beleza e simplicidade para encantar o povo do seu meio, com um fole de oito baixos emprestado do pai Pascoal.
Abrilhantava festas de casamento e batizado, ao lado do irmão mais velho, Zé Neto.
Com Zé, aliás, formou um trio que tinha Sivuca nos teclados da sanfona. Nome: O Mundo Pegando Fogo, por serem seus integrantes todos albinos. Mas esse trio jamais se apresentou em público, contou-me Sivuca logo que voltou ao Brasil, em fins dos 70, numa entrevista que fiz para o suplemento folhetim, do jornal Folha de S.Paulo.
Há muitas histórias em torno de Hermeto, o homem que é uma orquestra inteira.
Hermeto toca tudo, faz tudo, é de tudo e todos e, principalmente: a música em pessoa; e vida. Exemplo bonito de muita coisa.
Bom, da colega jornalista Luciana Stábile recebo a informação de que Hermeto estará domingo que vem, a partir das 18h30, dividindo palco com Hamilton de Holanda, na parte externa do Auditório Ibirapuera. Diz o release que “O evento, uma iniciativa da Fnac Brasil e patrocinado pela Redecard, será um espetáculo-homenagem que Hamilton de Holanda e Quinteto farão ao bruxo Hermeto Pascoal, em presença dele e tocando o seu repertório, conjuntamente”.
Ainda segundo a nota, “Além dos shows, haverá também a gravação de um documentário sobre o encontro. A filmagem começou por Arapiraca-AL, e vai até Paris. Foi na cidade luz, quando passou uma temporada de um ano, que Hamilton agregou duas cordas ao seu bandolim, tornando-se o primeiro bandolim do mundo de dez cordas”.
Do repertório, constam: Bebê, Chorinho pra Ele, Rebuliço, Viajando pelo Brasil, De Sábado pra Dominguinhos, O Farol que nos Guia, São Jorge, Suite Norte-Sul, Leste-Oeste, Garrote, Intocável e Joyce.
Para o mestre, Hamilton compôs: Hermeto tá Brincando.
Contato: Ana Rita de Holanda/ 61–9151.2447/61-3567.3896.
Vamos lá?
Ah! No livro Dicionário Gonzagueano de A a Z, de minha autoria, inseri uma fala do Hermeto, sobre Luiz Gonzaga.
..........
FESTIVAL DO MINUTO
Do jornalista Luciano Sá, do BNB, recebo a notícia: O Festival do Minuto realiza uma ação no próximo dia 2 de novembro, em Juazeiro do Norte, no Cariri, região sul do Ceará. O feriado de finados é o dia da Procissão de Padre Cícero - tema para a criação dos vídeo-minutos. As inscrições estão abertas até 30 de novembro para participantes de todo o Brasil.
Serão três prêmios de R$ 1.000,00 cada, sendo um deles destinado a quem realizar um vídeo durante a romaria, no dia 2 de novembro. A ação é patrocinada pelo Banco do Nordeste.
Mais informações com João Perassolo ou Regina Cintra, pelos telefones (11)3023.5814 e 3023-3940.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS