Seguir o blog

quinta-feira, 3 de junho de 2010

NA RECORD NEWS, UM PAPO SOBRE CULTURA

Conversa em torno de cultura popular gravada segunda passada para o programa Entrevista Record Cultura, apresentado com categoria e zelo pelo confrade Arnaldo Duran, vai ao ar hoje às 22 horas pelos canais 42 (TV aberta), 93 (TV digital) e 55 (TVA). O nosso bate-papo teve a participação especialíssima dos emboladores Peneira e Sonhador. Falamos de muitas coisas legais, incluindo literatura de cordel, repente e música popular brasileira, tudo entremeado pelos pandeiros de bela afinação pilotados pelos craques do coco de embolada linhas atrás citados. Duran, um perguntador e tanto, afiadíssimo na prosa como poucos, fez o programa render graça e muita informação.
Ao seu lado, fiquei completamente à vontade.
De uma hora aproximadamente, a nossa conversa voou. Foi ótima.
Falamos da minha produção em torno da cultura popular, incluindo livros e discos.
Na roda, Pascalingundum! Os Eternos Demônios da Garoa, já esgotado, e que deve virar filme ainda este ano; e o áudio-livro O Poeta e o Jornalista, que acabo de lançar pela Universidade Falada.
O poeta do título é o cearense Antônio Gonçalves da Silva, eternizado como Patativa do Assaré, e o jornalista...
Não ficaram de fora da conversa os CDs Inéditos do Capitão Furtado e Poetas Nordestinos dos Séculos XIX e XX e o filme Saudade do Futuro, de Cesar Paes e Marie-Clémence, de produção franco-brasileira que teve por base um dos meus livros, A Presença dos Cordelistas e Cantadores Repentistas em São Paulo, e que, estranhamente, continua inédito nos cinemas brasileiros, embora muito premiado no Exterior, desde a Europa aos Estados Unidos.
Claro, falamos também do meu novo livro: A Presença do Futebol na Música Popular Brasileira, que será lançado no próximo dia 14, no Museu do Futebol instalado no estádio do Pacaembu, cá em Sampa.
Sim, foi bonita a prosa, pá!
Vale uma espiada.
Ah! Quero agradecer aos colegas Marcelo Bonfá, produtor executivo da Record News, pela sensibilidade na direção da entrevista; e a Juliana Godoy, pela pré-produção e envio da foto que ilustra este texto.

4 comentários:

  1. Acabei de assistir o programa sobre cultura popular na Record News; caramba! Muito boa. Fiquei muito feliz. Sou Nordestino e pernambucano da Zona da Mata Canavieira morando atualmente em Porto Velho-RO.
    www.vidafixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também assisti a Record News, ontem, o programa sobre Cultura Popular. Achei M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Abiaci de João Pessoa

    ResponderExcluir
  3. Ômi num fresque naum!!!pense numa entrevista arretada!!!tu me representasse ,rapaz!!ameizin,tua entrevista![;)]visita meu blog.

    ResponderExcluir
  4. Ômi num fresque naum!!!pense numa entrevista arretada!!!tu me representasse ,rapaz!!ameizin,tua entrevista![;)]visita meu blog.

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS