Seguir o blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

TUDO BEM, TUDO BEM, TUDO BEM?

Por que não dizer:
- Bons tempos aqueles de palhaços como Carequinha, Pimentinha, Piolin, Arrelia, de batismo Waldemar Seyssel, que um dia me convidou para escrever, e escrevi com orgulho, o prefácio de sua autobiografia para a Editora Ibrasa (“Arrelia, Uma Autobiografia”), ali pelos finzinhos dos 90.
Bons tempos, sim!
Era legal assistir esses palhaços de verdade.
De verdade, era legal assistir a esses palhaços.
Palhaços que nos embalaram a infância, que nos fizeram bem, que nos levaram a ver o mundo com graça infantil, sem segundas intenções, puros, sem nos agredir nos fazendo de bobos.
Mas agora o que dizer da telinha de fazer doido chamada TV, que produz celebridades sem conteúdo do dia pra noite e os carimba de "palhaço"?
Nos tratam de bobos, não é?
A última invenção dessa telinha é Tiririca.
Terrível!
E o que nos faltava no Congresso Nacional!
Quem de bom senso não fica tiririca da vida?
O tal Tiririca convidou os abestados a votar nele.
Apareceram cerca de 1,4 milhão desses tais.
Como tem abestado no Brasil!
Abestado é gente abestalhada, idiota, quem não sabe disso?
Lê-se no dicionário, “Abestado”: que se abestou, que se bestificou... “Abestalhado”: que diz tolices, tolo, imbecil... Cheio de si, presunçoso...
Como gostar disso?
Ora, cá não estou eu a falar do cidadão que se esconde por trás dessa coisa chamada tiririca, que é vítima, sem dúvida, do sistema que tritura e joga o bagaço fora.
Estou falando da coisa que em si só se encerra.
E ponto!
Está na 1ª edição do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, à pág. 2724, 3ª coluna à direita: “4 RS infrm. Punguista, batedor de carteira”.
E aí?

PS – A cartinha lá em cima dirigida a mim e assinada por Waldemar Seyssel, o Arrelia, é de agradecimento. Não é pra se sentir honrado, feliz da vida?

BRASILEIROS SOLITÁRIOS

Neste instante há 45 cidadãos brasileiros completamente solitários.
Melhor: neste momento há 45 cidadãos brasileiros sós.
São os candidatos que registraram candidaturas ao emprego de deputado federal, estadual e distrital e receberam apenas 1 voto, ou seja: o deles mesmos.
Existirá maior solidão no mundo do que essa; a de saber que nenhum amigo, nenhum parente ou aderente, ou mesmo um inimigo que desejasse uma desdita na carreira pretendida lhe deu um voto de confiança, enquanto Tiririca, o palhaço idiota e analfabeto recebe os votos de quase 1,4 milhão de eleitores assim, sem mais, só debochando de si e dos outros?
De lascar, poderão dizer os solitários.
E sobre caciques e figurões da República como Jereissati, Collor, Marco Maciel, o que dizer?
Jereissati entregou os pontos: encerra a carreira política e segue a de empresário, o que no fundo, no fundo, no caso, é a mesma coisa.
Sei não, mas acho que quem votou no Tiririca tem a mente congelada ou a cabeça cheia de titica, pois essa história de dizer que votou em “protesto” é pura idiotice.
Mas eu disse outro dia, aqui neste mesmo espaço: daqui pra frente os especialistas nessa coisa chamada de ciência política têm um trabalho enorme pela frente.
E o quase Zé, hein?
Cuidado, o homem vem aí, com tudo e pouca prosa.

POSTAGENS MAIS VISTAS