Seguir o blog

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PAIXÃO CORTES E INEZITA BARROSO: CRAQUES

O cantor e compositor nordestino Nininho de Uauá (foto) e a jornalista gaúcha Ângela Maria Pereira estiveram esta semana no programa O Brasil tá na Moda, que apresento todos os dias na rádio Trianon AM 740, a partir das 14h30, ao vivo.
Ambos falaram de música, cultura popular e do 1º Encontro do Povo do Sul em Sampa, realizado, com sucesso, domingo 22 no bairro paulistano da Bela Vista.
Além de Nininho e Ângela, também participou do programa o folclorista e musicólogo Paixão Cortes, de batismo João Carlos D´Ávila Paixão Cortes), a quem dediquei toda a edição do programa de ontem, repetido hoje às 4h30.
Idealizador dos Centros de Tradição Gaúcha junto com Barbosa Lessa, Cortes, além de musicólogo e folclorista especializado na vida e arte do povo da sua terra, o Rio Grande do Sul, é agrônomo e jornalista.
Tem dezenas de livros publicados e músicas gravadas por cantores e cantoras, como Inezita Barroso.
Em 1956, Inezita lançou um disco de dez polegadas (oito faixas) só com músicas de Paixão e Lessa, intitulado Danças Gaúchas.
Saiu pela extinta Copacabana.
Hoje, uma raridade.
É natural de Santana do Livramento, nascido no dia 12 de julho 1927.
A obra de Paixão Cortes está para o Sul como a obra de Luís da Câmara Cascudo está para o Nordeste.

MÊS DE FLORES E LADAINHA
O mês de maio é flores e cantigas sacras. De Sebastião Marinho, presidente da União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste, Ucran, recebo convite para participar no próximo sábado 28, às 20 horas, da queima de flores em fogueira na rua (Teixeira Leite, 263; fone 3208.0819), ali na Baixada do Glicério. Depois, tem cantoria com várias duplas de repentistas. Vamos todos lá?

INEZITA NO SESC PINHEIROS
Agendem-se: no próximo dia 31, estaremos eu e Inezita Barroso trocando falas no Sesc, unidade de Pinheiros, a partir das 19h30. O encontro é gratuito e tem como pretexto o livro A Menina Inezita Barroso, de minha autoria e que a Cortez Editora está lançando. Sem dúvida, vale a pena ouvir as histórias dessa menina.

CRÍTICA DE ARTE
O assessor de imprensa do Centro Cultura do BNB, Luciano Sá, recebo notícia de que a jornalista Ana Cecília Soares, do Caderno 3 do Diário do Nordeste, ministrará o curso Introdução à Crítica de Arte. O curso será ministrado entre os dias 7 e 10 próximos, das 14h30 às 17h30. Serão disponibilizadas 80 vagas. Ana é especialista em Teorias da Comunicação e Imagem, pela Universidade Federal do Ceará. Mais informações com o próprio Luciano, através dos telefones (85) 3464.3196 e 8736.9232 ou pela e-mail lucianoms@bnb.gov.br

A DAR COM PAU
No melhor sentido, claro. E a notícia: amanhã 26 a gráfica Sociedade Bíblica do Brasil, instalada em Baureri, cidade da região Grande São Paulo, registra a fantástica tiragem de 100 milhões de exemplares impressos da bíblia, o livro mnais lido do mundo. Detalhe: a cada três segundos, a gráfica imprime um exemplar. Se fossem enfileiradas uma página a outra, daria para dar voltas ou embrulhar o planeta Terra 113 vezes.

SOCORRO LIRA
A cantora, compositora e instrumentista paraibana Socorro Lira acaba de voltar de um giro pelo Velho Mundo. Foi se apresentar nas bandas de Espanha e Portugal. Está com disco novo. É a convidada de hoje do programa O BRASIL TÁ NA MODA, ao vivo pela Trianon AM 740, a partir das 14h30, que pode ser também acessado pela Internet, online. Será reprisado amanhã às 4h30, para atender os notívagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS