Seguir o blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CULTURA POPULAR NA RECORD NEWS

Ontem à noite na Record News, precisamente no programa Entrevista Cultura, apresentado pelo craque Arnaldo Duran, foi bonita a festa, pá!
O pessoal do Movimento Sincopado, que reúne meia centena de músicos especializados no que é bom e doce de ouvir, botou pra quebrar.
Tudo ao vivo, durante uma hora, e para uns 150 países.
Chegou e-mail da França e de outros lugares, com telespectadores manifestando prazer pelo repertório apresentado, que foi de Pixinguinha a Waldir Azevedo, com clássicos como Carinhoso, Sofre Porque Queres, Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho.
Falei das origens do choro, esse gênero musical encantador que o mundo todo aplaude. Não esqueci de contar curiosidades envolvendo Carinhoso, que nasceu como choro-canção e foi originalmente composto sem letra ali pelo começo do século passado, para sax.
Essa música, aliás,era considerada polca, nos princípios, e com letra de João de Barro, o Braguinha, foi lançada nos fins dos anos de 1930 pelo chamado Cantor das Multidões, Orlando Silva.
Também não esqueci de lembrar que Joaquim Antônio da Silva Callado pode ser considerado uma espécie de pai do choro.
Callado nasceu em julho de 1848 e morreu aos 32 anos.
Foi considerado importante até na sua época, recebendo citações em textos dos escritores Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio.
Viva o Brasil!
Ah! Quem perdeu nossa prosa e o som dos bambas do Movimento Sincopado, pode nos ver e ouvir amanhã na mesma Record News, canal 55, a partir do meio-dia e meio. Um pouquinho antes, talvez.
E chega, estou indo à Trianon para apresentar o nosso O BRASIL TÁ NA MODA, no ar, ao vivo, a partir das 14 horas. Pode ser ouvido pelo dial 740 AM ou pela Internet, online.

2 comentários:

  1. Assis, ontem foi tudo de bom!
    Só temos a te agradecer!!!
    MUITO obrigada e beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  2. deixe de besteira, mulher. a vida é um piscar d´olhos. arriba!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS