Seguir o blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A CULTURA POPULAR É A IDENTIDADE DO POVO

Eu mentiria se dissesse que não gostei do discurso de posse da Dilma.
Acho que ela falou o que todos - e todas - esperavam ouvir.
Comprometeu-se com o Brasil, com as liberdades individuais, com a justiça social, com os deserdados da vida. Disse que seria rigorosa no combate à corrupção e que não compactuará com erros e malfeitos que porventura venham a ser identificados no seu governo.
Tomara.
Do longo discurso de 3.604 palavras, no qual o povo foi citado 13 vezes em contextos diversos e cultura 4, só não gostei do fato de ela não ter pronunciado o nome de Guimarães Rosa, a quem se referiu apenas como um poeta da sua terra.
Ora, ora. Poeta?
Guimarães Rosa foi bem mais do que poeta.
A pergunta que me faço é: Por que Dilma não citou com todas as letras o nome do autor de Grande Sertão: Veredas? Isso teria sido importante.
Guimarães Rosa continua sendo um dos maiores autores da literatura brasileira. E isso não é pouco num país que já deu tantos poetas e romancistas de gabarito inquestionável, como Machado de Assis, Aluizio de Azevedo, José de Alencar, Monteiro Lobato; Castro Alves, Casimiro de Abreu, Augusto dos Anjos, Carlos Drummond e Manuel Bandeira.
Usar trechos de obras e citar seus autores sempre será importante.
Sobre cultura, Dilma lembrou que “O caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade”.
Gostei da frase: "A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade”.
Aí ao lado, à direita, há anos escrevi algo parecido.
Bonito, não é?
Em seguida, ela garantiu:
“Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação da nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo”.
Agora é esperar, dar corda.
Particularmente, acredito que Dilma Rousself fará um bom governo.

POSTAGENS MAIS VISTAS