Seguir o blog

terça-feira, 23 de agosto de 2011

INTERNAUTAS, ACESSEM MOREIRA DE ACOPIARA!

Para que servem as datas, você sabe?
Parece óbvio, mas não custa dizer que o calendário gregoriano foi inventado por um grupo de luminares sob o comando do Papa Gregório 13, às vésperas do ano de 1600.
Esse calendário, que recebe a derivação do nome do Papa que o promulgou, foi, primeiramente, adotado na Itália, depois em Portugal e noutros países católicos, incluindo o Brasil.
As datas servem também para lembrar o dia, mês e ano em que nascemos e que a vida pode andar nos eixos, se quisermos, e que o bisaco da história guarda grandes acontecimentos; grandes feitos do homem e da natureza, em todos os tempos.
O 7 de Setembro é o dia que nos leva à lembrança de que às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, o imperador Dom Pedro sacou da espada e deu um grito em nome da liberdade, nos desligando de Portugal.
O Dia Nacional do Forró é outro exemplo da importância das datas.
Esse dia, resultante da minha insistência junto à deputada Luiza Erundina para patentear a grandeza de Luiz Gonzaga na música popular, é o dia em que boa parte dos brasileiros se reúne em festa para comemorar o aniversário dele, do Rei do Baião.
O 22 de Agosto é o Dia Internacional do Folclore, quem não sabe?
E quem não sabe que a expressão “folclore” - folk, povo; lore, ciência – foi criada em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton, mais conhecido pelo pseudônimo de William John Thoms, hein?
E hoje é o Dia Internacional do Internauta, por ser o dia do anúncio, na Suiça, da expressão World Wide Web - ou WWW, que em português significa Rede de Alcance Mundial. É esse WWW que nos leva a acessar sem perréps a Internet, que em linhas gerais é um emanharado de redes interligando mais de dois bilhões de computadores em todo o mundo. Esse complexo de redes, que é a Internet, permite a qualquer mortal armazenar e dispor de informações as mais diversas.
Mais da metade da população europeia faz uso da Internet, hoje.
Cerca de 55% dos brasileiros têm computador em casa, o que os leva a permanecer “navegando” quase 70 horas/mês.
Bom dia pois, internautas!

INEZITA BARROSO
- Sábado passado estive proseando para calorosa platéia num teatro no município de Votorantim, junto com a Rainha da Moda, Inezita Barroso (foto). Foi bonita a festa, pa!, com violeiros e tudo encerrando a nossa prosa. Joãozinho, ponta-de-lança do Regional do programa Viola Minha Viola, arrasou, com alegria e desenvoltura. Parte do pate-papo, regado à música, foi transmitida ao vivo pela filial do SBT da região. Outros encontros como esse estão sendo agendados na capital e no interior paulista. Estou gostando.

MOREIRA DE ACOPIARA
- O meu entrevistado especial hoje no programa O BRASIL TÁ NA MODA é o poeta popular Moreira de Acopiara, autor de livros e muitos folhetos e também excepcional declamador. O programa começa pontualmente às 14 horas, ao vivo, no ar pela Rádio Trianon AM 740 e também pela Internet, com direito a reprise amanhã, às 4h30.

JOSÉ NÊUMANNE
- O jornalista e poeta José Nêumanne Pinto, editorialista do Jornal da Tarde e articulista do Estadão, lançará logo mais às 18h30 o seu mais novo livro: O Que Sei de Lula (Topbooks). O causo terá por local a concorrida Livraria da Vila, ali na Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena. Estarei lá, misturado à multidão de admiradores do poeta.

POSTAGENS MAIS VISTAS