Seguir o blog

sábado, 17 de setembro de 2011

MAIS UMA VEZ, O CANTADOR XANGAI DÁ O BOM RECADO

O cantador Xangai (na foto comigo e o produtor cultural Darlan Ferreira) não fez feio ontem à noite no paulistano Auditório Ibirapuera, onde se apresentou pela primeira vez.
Sozinho ao violão, ele começou saudando o público e lembrando alguns de seus grandes parceiros de vida e arte, como Jatobá, Jacinto Silva, Jessier Quirino, Maciel Melo e Hélio Contreiras, além do paulista Renato Teixeira, que acaba de lhe confiar para gravação a inédita Pequenina, canção de letra bonita e tocante.
Hélio, eu não sabia, deixou este nosso louco planeta num dia do primeiro trimestre deste ano.
Pena.
Mas o causo é que Xangai começou encantando a sua fiel e tradicional platéia de admiradores com Água, dele e Jatobá; Em Nome do Sol, dele e Jacinto; e Espiral do Tempo de Geraldo Azevedo e Carlos Fernando, frevista de mão cheia nascido na terra de mestre Capiba, autor de tantas e tantas belas músicas, como Madeira Qe Cupim Não Rói, que a rainha do baião, Carmélia Alves, gravou num antigo compacto.
Ino no Cangaço, resultado de parceria de Xangai com o poeta improvisador pernambucano Ivanildo Vila Nova, é uma pérola de destaque no repertório apresentado ontem no Ibirapuera, como Bolero de Isabel, do poeta paraibano Jessier Quirino.
Xangai fez bonito, sim.
Cantou o que só ele sabe cantar.
Meus Tempos de Criança, or exemplo, do velho Ataulfo, emocionou.
Após a embolada do Gago Grego, de Jacinto, que era da terra do grande estudioso das coisas do povo Luís da Câmara Cascudo, o Rio Grande do Norte, Xangai apresentou com categoria a bonita Dispenar, de Juraildes Cruz, e João e Duvê, uma cantiga de Maciel Melo que fala dos dois filhos do intérprete e na casa dele composta numa dessas visitas que se faz à toa aos amigos.
Forró em Caruaru, de Zé Dantas, foi m prazer à parte.
Aliás, de Dantas Xangai musicou uma inédita, que certamente será novidade no seu novo disco.
E por aí foi Xangai ontem no Ibirapuera, cantando e encantando seus admiradores.
Hoje tem mais.
Sugiro que não percam.
O cabra e dos bons, e sem peixeira na cinta.

ARTES PLÁSTICAS
Hoje 17, às 19 horas, Claudia Colagrande e Marco Mendes, que estiveram ontem batendo palmas para o cantador Xangai, participam de exposição coletiva na Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana, na Rua São João, 246, Granja Viana, cá em Sampa. Além de Claudia e Marco, a expo será enriquecida por Ana Sefair Mitre, Lígia Vargas, Luiz Ross, Raphael Armando, Marcelo Salum e Fonthor. Claro, estarei lá dando prazer aos olhos e alma e degustando vinho, que nã sou de ferro. 

RETRATO DE UMA NAÇÃO

O paulistano Osvaldinho da Cuíca é bem mais do que um cuiqueiro, ritmista, compositor e intérprete de sua obra e também da obra de outros artistas. Ele é um cidadão no mais amplo sentido do termo, consciente de sua presença neste mundinho besta de todos nós e que nós mesmos contribuímos, e muito, para a confusão enorme nele reinante.
Hoje de madrugada estive com ele, acompanhando na quadra do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida mais uma eliminatória para escolha do samba de enredo do carnaval de 2012, que tem por mote a figura do antecessor da presidente Dilma Rousself: “Verá Que o Filho Fiel Não Foge a Luta. Lula, o Retrato de Uma Nação!”.
Osvaldinho assina o samba Retrato de Uma Nação junto com Ernesto Teixeira e Mario Caselli, que diz através da voa possante do excepcional puxador Renê Sobral:

Nasceu...
Na terra seca do sertão
Pau de arara pés no chão
O retirante nordestino vive...
O sofrimento do lugar
E na cultura popular
Fortaleceu o seu destino cresceu...
Sob a influência de escorpião
Acreditando no poder da transformação
Bateu asas e voou...
E foi assim que tudo começou
Mãe coragem abençoa - pra vencer
Vem pra terra da garoa - aprender
Operário consciente - é cidadão
É o braço forte da nação
No jogo da democracia
De peão foi rei
Deu xeque-mate com sabedoria
Estrela guia em que eu me inspirei
E com São Jorge Guerreiro
Ele venceu o dragão
Levando esperanças foi feliz
E mudou a cara do País
Oi... É carnaval...
É futebol nossa paixão
Coração corintiano bate mais forte é ritimão
Aplausos ao presidente
E um grande abraço deste Gavião.

Acompanhe pelo youtube, clicando:

POSTAGENS MAIS VISTAS