Seguir o blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

LEI OBRIGA TV PAGA A PÔR CULTURA NO AR

Os assinantes de TV a cabo logo serão beneficiados com uma programação que certamente os beneficiará.
É que em agosto do ano passado o Congresso aprovou e a presidente Dilma Rousseff sancionou em setembro a Lei nº 12.485, que tem por finalidade “aumentar a produção e a circulação de conteúdo audiovisual brasileiro, diversificado e de qualidade, gerando emprego, renda, royalties, mais profissionalismo e o fortalecimento da cultural nacional”.
Assim a providencial lei obrigará os detentores dos canais pagos a inserir na sua programação de horário nobre 70 minutos de cultura nacional semanalmente, a partir do momento que entrar em vigor, talvez ainda neste março.
Isso representa apenas 2,08% das 168 horas semanais das TVs que a lei alcançará.
Mais: esse tempo subirá para três horas e trinta minutos, até setembro de 2014.
O que ainda é muito pouco.
As TVs pagas não gostaram disso, não.
A SKY, por exemplo, chegou ao absurdo de fazer uma ampla campanha em jornais e revistas contra a lei, com abaixo-assinado coletado e tudo o mais.
Mas não deu certo.
Os produtores culturais começaram a acender foguetões.

4 comentários:

  1. Parabéns Assis por por este assunto tão importante em discussão pois estas empresas,normalmente com capital quase que totalmente estrangeiro quer impor por sua força financeira a cultura massificada de outras praças e querem impedir um mínimo de divulgação da nossa cultura, querendo fazer a cabeça das pessoas via propaganda bem paga como na revista Época. Soube também que a Sky tentando impor sua "ideologia" aumentou o preço dos pacotes com programação brasileira. Um pé na bunda da brasilidade, que as autoridades de bem deveriam investigar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Assis.

    Você afirma no blog que o Corinthians é o clube mais cantado do Brasil. Como sou pesquisador do tema, gostaria de saber se você tem dados sobre isso, se você fez essa pesquisa e onde posso encontrar essas informações. Estariam no seu livro?

    Caso prefira, meu email é prtinoco@yahoo.com

    Abs.

    Paulo Tinoco / Macaé.RJ

    ResponderExcluir
  3. paulo tinoco, boa tarde.
    essa informação de que o corinthians é o time mais cantado faz parte de uma pesquisa que venho desenvolvendo há 22 anos. essa informação se acha na exposição ROTEIRO MUSICAL DA CIDADE DE SÃO PAULO, aberta ao público até o próximo dia 1º de abril, à entrada do sesc santana, cá em samapa. também se acha no livro A PRESENÇA DO FUTEBOL NA MÚSICA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, de minha autoria. tenho projeto de livro específico sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  4. O Governo está de sacanagem!
    Se eu pago a tv por assinatura é porque não tem nada de útil na tv livre!
    Agora o governo está tentando me obrigando a vê as porcarias que eles querem que eu veja, com a desculpa de incentivo a cultura!!
    Já tem a tv livre!! Continue com as novelas e seriados que não trazem conhecimento algum!!

    "O projeto 1908/2007, que estabelece cotas de 50% para conteúdo nacional nessas TVs, de autoria do deputado João Maia (PR-RN). Parecer do relator petista Jorge Bittar (PT-RJ) ainda define as porcentagens de produções: 17% para teledramaturgia; 17% para conteúdo independente; 6% para conteúdo regional etc." Extraído do site Uol

    O que o governo deveria fazer é diminuir os impostor abusivos sobre as empresas em geral, deixando o brasileiro com mais dinheiro no bolso!!!

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS VISTAS