Seguir o blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

DIA DA IMPRENSA

O dia de hoje marca a estreia do primeiro jornal impresso no País, Gazeta do Rio de Janeiro, de iniciativa do governo português (ao lado, facsimile do 1º número).
O jornal fora criado para levantar a bola de reis e príncipes, aqui e alhures.
Fora do País, o primeiro a ser publicado foi o Correio Brasiliense,  em Londres e de caráter “doutrinário muito mais do que informativo”, nas palavras do seu próprio criador e editor Hipólito José da Costa, um dos primeiros brasileiros exilados naquelas plagas.
Muita água correu por baixo da ponte e tsunamis explodiram mundo a fora até os dias de hoje, quando os jornais se multiplicaram aos muitos e muitos milhares.
Pergunta: os impressos sobreviverão?
Essa discussão estará em pauta amanhã às 19h30, na unidade Santana do Sesc, quando se comemorarão os 25 anos de fundação da Revista Imprensa.
Eu estarei lá e você?
Abaixo, o convite:
ESPECIAL CULTURA POPULAR
Você já leu a última edição especial do news letter Jornalistas&Cia MEMÓRIA DA CULTURA POPULAR, este mês enfocando como personagem o estudioso da cultura popular Luís da Câmara Cascudo? Caso não tenha lido, clique:  www.jornalistasecia.com.br/edicoes/culturapopular05.pdf

MORRE ROBERTO SILVA
O mais velho cantor e compositor de samba, o carioca Roberto Silva, morreu na madrugada de domingo, no Rio de Janeiro. Ele tinha 92 anos. Fica o registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS