Seguir o blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CENTRO LUIZ GONZAGA DE TRADIÇÕES, RJ

Anteontem almocei no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, ao lado de amigos como Leonel e Chico Salles (de boné, na foto).
O Centro está alojado num pavilhão de 156.000 m2, que foi idealizado nos fins dos anos 1950 e inaugurado em 1962 em São Cristóvão, Rio de Janeiro, por Juscelino Kubitschek, à época presidente da República.
É uma beleza de arquitetura, chancelada pelo arquiteto Sérgio Bernardes.
No seu interior se acham centenas de lojas com produtos de origem nordestina, incluindo alimentos e artesanato.
No lugar onde se acha o Centro Luiz Gonzaga de Tradições outrora existiu a feira de São Cristovão, iniciada por nordestinos que trocaram sua região pela cidade de São Sebastião.
O paraibano Azulão, chamado de Mestre Azulão, foi o primeiro o cordelista e cantador repentista a iniciar a feira.
Estamos falando de 1946, ano em que o grupo musical cearense Quatro Ases e um Coringa lançou ao mundo o ritmo baião, criado pelo pernambucano de Exu Luiz Gonzaga do Nascimento.
Nesse mesmo ano o alagoano Guriatã de Coqueiro tomava para si a primazia de ser o primeiro cordelista e cantador repentista a apear na capital paulista.
Grandes Azulão e Guriatã!

SOCORRO LIRA
A artista Socorro Lira pedindo que nos agendemos para o show de lançamento de seu novo CD, Singelo Tratado sobre a Delicadeza. Será no próximo dia 2, no palco do Itaú Cultural, ali à Avenida Paulista, 149. Hora? 20.

BICHO DE PÉ
Janaína Pereira, do conjunto Bicho de Pé, convida para o show de gravação do DVD Olhando Pra Lua, no dia 5 do mês que vem, às 21 horas. Será no teatro do Centro Tomie Ohtake, à Rua Coropés, 88, Pinheiros,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS