Seguir o blog

sexta-feira, 30 de março de 2012

OLIVEIRA DE PANELAS DEU AULA NO SESC

Uma belíssima e completa aula de poesia, incluindo explicações e demonstrações de técnica, sensibilidade e talento ao som de viola nordestina foi feita ontem à noite, ao vivo, no espaço chamado “Arena” da exposição Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, instalada e aberta à visitação pública na área de Convivência II do Sesc Santana, à Av. Luiz Dumont Villares, 579, desde o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade fundada pelo jesuíta espanhol José de Anchieta, em 1554.
A aula foi assistida por uma seleta e atenta platéia, que incluiu um dos craques do jornalismo televisivo brasileiro Paulo Panayotis, ex-correspondente da Record, em Londres.
O professor que nos transmitiu a magnífica aula foi o poeta improvisador Oliveira Francisco de Melo, conhecido mundo a fora por Oliveira de Panelas, que aparece aí ao lado no clique histórico de Darlan Ferreira, junto comigo (de chapéu) e a produtora cultural Andrea Lago; a cantora Vera Lima e o referido Panayotis, mais a assessora de Oliveira para assuntos poéticos, Marina.
"Panelas" foi adotado por Oliveira como “sobrenome” artístico por ser assim denominada a cidade onde ele nasceu no dia 24 de maio de 1946, com uma população hoje estimada em pouco mais de 25 mil habitantes e localização no Agreste pernambucano.
Quem perdeu a oportunidade de ver Oliveira ontem em ação na “Arena” lá em cima citada, tem hoje a última oportunidade de vê-lo, a partir das 21 horas, no teatro do Sesc que acolhe a exposição Roteiro etc.
Oliveira fará uma performance com o rapper Nelson Triunfo, considerado por muita gente como um dos mais expressivos representantes do hip hop em São Paulo. Detalhe: Nelson, como Oliveira, é nordestino, só que da cidade de Triunfo, localizada no Sertão pernambucano, a região do Pajeú-berço de tantos repentistas importantes, como Otacílio Batista e seus irmãos geniais, Louro e Dimas, já habitantes do espaço celestial.
Quer ter uma ideia do que ocorreu ontem, à noite, no Sesc?
Então clique e veja, além disso, uma pequena retrospectiva de Roteiro Musical da Cidade de São Paulo, editada pelo especialista em áudio e vídeo Darlan Ferreira.
Essa mostra no Sesc já contou com a presença de cerca de 30 mil visitantes e artistas que se apresentaram na "Arena", no Deck e no Teatro, entre os quais Inezita Barroso, Tom Zé e banda; grupos Samba da Vela e Samba de São Mateus; integrantes do coletivo de chorões de Sampa, Sincopado; Osvaldinho da Cuíca, Altamiro Carrilho, Mario Albanese, Paulo Vanzolini, Eduardo Gudin, Fabiana Cozza, Passoca, Roberto Seresteiro, maestro Livio Tragtemberg e Orquestra das Ruas de São Paulo; Elzo Augusto, Vanguarda Paulistana (Na Ozzetti, Wandi Doratiotto, Carlos Careqa, Anelis Assumpção), Peri Pane, Edgard Scandurra, Arrigo Barnabé, Sebastião Marinho e Costa Senna:

POSTAGENS MAIS VISTAS