Seguir o blog

sábado, 13 de outubro de 2012

CAMINHANDO, POR PAULO BENITES

Pois é: e o mundo não se acabou, como previa o charlatão cearense alocado na capital do Piauí...
Ontem, feriado nacional à Nossa Senhora de Aparecida, houve quem me perguntasse se no vasto repertório do rei do baião, Luiz Gonzaga, havia músicas em referência a Deus e a coisas divinas.
Sim, toda a obra de Gonzaga é recheada de referências católicas, cristãs, humanas.
Ele chegou até a gravar um LP de 12’ intitulado O Sanfoneiro do Povo de Deus, em 1968; mesmo ano em que gravou a guarânia Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, de Geraldo Vandré.
Naquele LP - o 19º de sua carreira - foram incluídas Ave Maria Sertaneja (Júlio Ricardo/O. de Oliveira), Rainha do Mundo (Ary Monteiro/Júlio Ricardo) e Padroeira do Brasil (dele, Gonzaga/Raimundo Granjeiro), entre outras a ver com o tema religioso. Esse disco foi reprocessado digitalmente e relançado em 1982. Clique:
http://www.youtube.com/watch?v=01eAASgoI14
Duas semanas depois de proibida pelo governo militar de 68, Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores continuava sendo assobiada e cantada nos botecos dos rincões daquele tempo de triste lembrança.
Naquele mesmo ano, essa guarânia começava a correr mundo.
Na Itália, por exemplo, o cantor e compositor romântico Sergio Endrigo, depois de ganhar o festival de Sanremo através de Roberto Carlos, que interpretou a bela Canzone Per te, a gravou sob o título Caminando e Cantando. Ouça, clicando:
http://www.youtube.com/watch?v=DcKV5v9fWf4&feature=related
São dezenas e dezenas de gravações de Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores espalhadas pelo País; e muitas, muitas, noutras línguas: espanhol, inglês...
É uma música que continua na memória popular.
O paulistano Paulo Benites, engenheiro e empresário dos mais respeitados, pianista nas poucas horas vagas que dispõe, é um dos inúmeros cultuadores da obra vandregiliana. Clique:
http://www.youtube.com/watch?v=tLSHEKpf74o
E clique também para ouvir/ver os Benites - Paulo e André - interpretando Disparada nas imagens colhidas pela menina Sofia Lisboa.
http://www.youtube.com/watch?v=9R9qynVOGno
Quer saber mais um pouco sobre Geraldo Vandré? Então, clique:
http://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/culturapopular02.pdf

LUIZ GONZAGA
O engenheiro do Metrô paulistano Nestor Tupinambá, pergunta via email se nas lojas de discos é possível achar Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores na voz do Rei do Baião.
Acho que não, Nestor.
Por uma razão: a indiferença e a insensibilidade dos herdeiros do acervo da extinta RCA Victor não têm permitido isso. E a história é: os gringos compraram as gravadoras nacionais para esconder o nosso rico acervo musical e nos enfiar goela abaixo o lixo que eles produzem.

DE MESTRE BISMAEL, via email:
Eu conheço a canção Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, mas não sabia que o nosso Gonzagão a havia gravado.
E gostei do baião de sua autoria, com o Oswaldinho: é brejeira e bem nordestina.
Receba um abraço.

FANTÁSTICO
Amanhã, no programa Fantástico, da TV Globo, tem mais Luiz Gonzaga. Será a última parte do minidocumentário sobre o Rei do Baião, personagem do filme Gonzaga - De Pai Pra Filho, que entrará em cartaz em todo o País no próoximo dia 26. Agendem-se.

POSTAGENS MAIS VISTAS