Seguir o blog

sexta-feira, 15 de março de 2013

PROCULTURA X LEI ROUANET

Produtores e gestores culturais do Brasil juntos com artistas de cinema, teatro, música e representantes de outros setores artísticos, estão mobilizados e participando de discussões em torno do Projeto de Lei nº 1139/2007 que deverá ser votado – e aprovado – a qualquer momento no Congresso Nacional.
O Projeto em apreciação substituirá a Lei Rouanet, ainda em vigor.   
Como forma de reforçar as discussões, será aberto ao público no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo o Fórum de Cultura e Educação, que terá a presença do deputado-relator do ProCultura, Pedro Eugênio (PT-PE), e da deputada federal por São Paulo, a ex-prefeita Luiza Erundina.
De modo geral, o ProCultura em tramitação no Congresso visa dar força ao Fundo Nacional de Cultura, FNC, e descentralizar a produção cultural entre o Rio de Janeiro e São Paulo, permitindo que a iniciativa privada abata até 6% do IR devido na fonte em projetos culturais.
O fórum será inaugurado no próximo dia 21, às 9h30.
A atriz Esther Góes volta a lembra que “se ficarmos de braços cruzados, calados, sem nada fazer, nada de bom e necessário acontecerá no setor artístico”.
Da mesma opinião é a produtora e arte-educadora Valéria Di Pietro, atriz “atualmente fora dos palcos”, que é também diretora de teatro.
Valéria e Esther (acima, na foto) entendem que precisam ser permanentes os debates em torno de educação e cultura no nosso País.
No sindicato dos Jornalistas em São Paulo têm participado ativamente das discussões para uma nova lei de incentivos culturais sem amarras e excesso de burocracia os produtores Samanta Albuquerque, Andrea Lago, Magda Crudelli e Daniel Gomes Gouveia; da mesma maneira que Denise Weinberg, Renato Modesto, Cacá Toledo, Ariel Borghi, Clovys Torres e Socorro Lira, que integram a Comissão de Coordenação do Fórum de Cultura e Educação.

PESQUISA
Pesquisa do IBGE aponta que apenas 14% dos brasileiros frequentam regularmente salas de cinema, 96% não vão a museus e 93% jamais foram a uma exposição de arte. Mais: 98% nunca foram a um espetáculo de dança e 90% das cidades brasileiras não dispõem de cinema, teatro, museu ou centro cultural.
Tristeza maior do que essa só morrer de fome, o que ocorre ainda em nosso País.

CONCURSO/REVISTA BRAVO
A revista de temas culturais Bravo, da Abril, destina este mês novo concurso a seus leitores.
CLIQUE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS