Seguir o blog

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

VIVA CHICO ALVES E ARACY DE ALMEIDA!

Hoje faz 99 anos que nasceu no subúrbio carioca de Encantado a mais completa sambista brasileira, Aracy de Almeida (aí ao lado, no traço de Augusto Rodrigues), que encontrou no conterrâneo Noel Rosa a sua alma gêmea.
Os dois se conheceram em 1933.
Em 1934, Aracy estreava em disco com o samba Riso de Criança, de Noel, acompanhada pela Orquestra Columbia, regida por Pixinguinha; e desde então ela se transformou na sua mais respeitável intérprete musical.
Também num dia como o de hoje, 19 de agosto, só que em 1898, nascia na cidade do Rio de Janeiro o cantor Francisco Alves, chamado de Rei da Voz por sua firmeza e potência vocais.
Chico estreou em disco antes de Aracy, em 1920, gravando para o selo Disco Popular com o Grupo dos Africanos a marcha carnavalesca O Pé de Anjo (abaixo, na linha azul), de João Batista da Silva, o Sinhô, que dizia que “música é que nem passarinho, é do primeiro que pegar”.
Sinhô nasceu em setembro de 1888 e morreu em agosto de 1930, o mesmo ano em que Noel compôs Riso de Criança.
Aracy de Almeida morreu no dia 20 de junho de 1988, aos 74 anos de idade.
Vítima de um acidente de automóvel na região de Pindamonhagaba, SP, Chico Alves morreu na madrugada de 27 de setembro de 1952 (aí no registro de jornal).
Como Chico, Aracy deixou uma discografia enorme.
Chico gravou 983 músicas em ritmos e gêneros diversos, como sambas (383), marchas (166), valsas (124), canções (96), maxixes (16), modinhas (11), cateretês (6), além de algumas embolas, cocos e frevos-canção e 137 músicas estrangeiras vertidas para o português.
Até uma toada-baião de sua autoria e do jornalista paulista David Nasser ele gravou no dia 1º de novembro de 1951 com o título Que Saudade, talvez em homenagem a Luiz Gonzaga.
Fica o registro.
http://www.youtube.com/watch?v=DyDlGpH8kNA
Clique aí abaixo para ouvir também a gravação original de Riso de Criança, por Aracy:
http://www.youtube.com/watch?v=TtizWnKWn4A

Um comentário:

POSTAGENS MAIS VISTAS