Seguir o blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

HOJE É DIA DE OSVALDINHO DA CUÍCA

O empresário da noite Paulinho Rosa, do ramo de forró e congêneres, foi o único, no País, a se organizar para comemorar em alto estilo os 73 de idade que hoje faria o pernambucano José Domingos de Morais, o Dominguinhos. Paulinho é paulistano, dono da casa de espetáculos Canto da Ema.

Dominguinhos nasceu em Garanhuns e foi um dos 17 filhos gerados por dona Mariinha e seu Chicão, ou mestre Chicão, como era conhecido por ser sanfoneiro e afinador de sanfonas.
Dona Mariinha e seu Chicão eram alagoanos e muito pobres, como toda família.

A sorte de Dominguinhos, dos pais e irmãos começou a mudar no dia em que o trio Os Três Pinguins conheceu o rei do baião, Luiz Gonzaga, no final dos anos de 1950, quando tocava pra turistas a troco de tostões à entrada do hotel Tavares Correia, que existe até hoje totalmente remodelado.

O trio era formado por Morais, Valdomiro e Neném, que tocava triângulo e pandeiro e viraria Neném do Acordeon antes de se tornar nacionalmente famoso pelo diminutivo Dominguinhos.

Eu conheci Dominguinhos na segunda parte dos anos de 1970 e sobre ele escrevi muitos textos, como o publicado no semanário O Momento (acima), de João Pessoa (acima) e em cerca de mais 50 jornais, via Agência Brasileira de Reportagens, ABR, em abril de 1980.

Ele, como Sivuca, Mário Zan, Waldonys, Bombarda, Oswaldinho, Cezar do Acordeon e Olivinho, entre outros grandes sanfoneiros, participou várias vezes de programas de rádio que apresentei, nas rádios Atual e Capital.

Foi Dominguinhos quem me telefonou para dar a notícia da morte de um dos seus mestres, Orlando Silveira, em dezembro de 1993.

Saudade.

DOMINGUINHOS NO CANTO DA EMA

Hoje, ali por volta da meia-noite, vai ter festa das boas em homenagem a Dominguinhos no Canto da Ema; a festa contará com a presença de Elba Ramalho, Anastácia e Oswaldinho do Acordeon, entre outros artistas que insistem a fazer boa música. Eu vou, você vai? Aí no link http://mais.uol.com.br/view/k77arz6psxw4/os-dez-dedos-de-ouro--anastacia-04020D9C3170D4C14326?types=A& , a canção Os Dez Dedos de Ouro, para Dominguinhos, cantada por Elba e Anastácia, a autora e principal parceira de Dominguinhos ao longo de mais de uma década.

Para saber mais um pouco sobre Dominguinhos ou simplesmente lembra-lo, clique:

http://www.youtube.com/watch?v=pwM9658fKtk

http://www.youtube.com/watch?v=owDSH_C4Cxk

http://www.youtube.com/watch?v=BczQh7ilpiE

http://www.youtube.com/watch?v=1okVsNbwjYM

OSVALDINHO DA CUÍCA

Com cara e jeito de menino arteiro, peralta, o paulistano do Bom Retiro Osvaldo Barro completa hoje 74 de idade. Alheio a loas, ele continua enfiado num estúdio de gravação dando retoques finais no novo disco, que será lançado à praça ainda neste semestre. Atenção: antes do carnaval, ele estará na telinha da TV Globo participando da minissérie O Atravessador de Samba, que também traz no elenco o craque Germano Mathias.

Parabéns e muitos anos de alegria, Osvaldinho!

Clique no link abaixo para ouvir o mestre da cuíca:

http://www.youtube.com/watch?v=zBs6yz-6rQM

POSTAGENS MAIS VISTAS