Seguir o blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A VOLTA DOS BLOCOS DE CARNAVAL

Milhares de blocos carnavalescos pequenos, médios e grandes, também chamados de bandas e num tempo mais atrás de cordões, estão se preparando para desfilar nas ruas do Brasil. Dois, especialmente, chamam a atenção pela quantidade de foliões que arrastam: Bola Preta, do Rio de Janeiro; e Galo da Madrugada, da capital pernambucana; que, aliás, este ano homenageia o escrito paraibano Ariano Suassuna (ver abaixo) .
De respeito também é o Muriçocas do Miramar, de João Pessoa, seguido por uma multidão calculada em 500 mil pessoas.
Em algumas localidades a folia de Momo se inicia hoje, como na capital paraibana onde o Bloco Folia de Rua sai do Ponto de Cem Réis, no centro da cidade.
Em João Pessoa, como noutras cidades, está-se retomando, aos poucos, a tradição dos concursos de marchinhas de carnaval, que tinha entre seus grandes compositores Lamartine Babo e Braguinha, entre tantos.
O mais antigo bloco paulistano de ininterrupta folia é a Banda Redonda, que está completando 40 anos e anualmente arrasta muita gente pelas ruas do centro da Paulicéia Desvairada, como chamava a sua cidade o observador cultural Mário de Andrade.
A quantidade de blocos carnavalescos minguou a partir dos anos de 1970, mas começaram a voltar com força total a partir da última década. Hoje, só na capital de São Paulo, são cerca de 170. Até Gueri-Gueri, fundado na região do bairro de Pinheiros em 1986, está voltando.
A Banda Redonda desfila sempre na segunda-feira que antecede o carnaval.
Na semana que entra, os blocos continuam nas ruas, como o Umes Caras-Pintadas, na terça; a Banda do Candinho, na quarta; a Banda do Trem Elétrico, na sexta; e no sábado, domingo etc., saem o Bloco dos Bastardos e muitos outros.
Até depois do carnaval, dia 4, tem alegria de blocos como o Ó do Borogodó, que sai ressacado às 14 horas pelas ruas do bairro boêmio de Vila Madalena.

BLOCO DE FORRÓ
De Paulinho Rosa, recebo:
“O nosso bloco, o bloco de FORRÓ, vai sair!
Neste sábado, 22/02/2014 o bloco A EMA GEMEU DE CANTO A CANTO sai entoando os forrós clássicos e desfilando nesta São Paulo tão eclética colocando o forró em mais um evento cultural da cidade.
Vamos nos concentrar a partir das 13:00 hs no CANTO DA EMA na Avenida Brigadeiro Faria Lima 364 e caminharemos com trios e músicos de forró até o CANTO MADALENA NA RUA Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena.
Vamos colocar FORRÓ na rua, com toda a animação que os forrozeiros e simpatizantes tem!


RECADO
De Andrea, a convocação:
“É sábado, pessoal! Tá chegando o carnaval de Olinda em SP, de graça! Amanhã tem Siba e Mombojó junto com a Orquestra de Frevo Henrique Dias, Bonecos Gigantes e Casais de Passistas! Foliões e brincantes, vamos colorir de azul, verde, amarelo e vermelho o Centro de SP agitando sombrinhas e jogando confete e serpentina, exibir adereços, máscaras e fantasias e esbanjar alegria. Às 13 horas concentração da Orquestra de Frevo em frente ao CCBB/SP, com Boneco Gigante e Casal de Passistas fazendo um arrastão pelas ruas do Centro de SP e finalizando na Praça do Patriarca, em frente ao palco”.

ARIANO SUASSUNA
O escritor paraibano Ariano Suassuna é o grande homenageado, este ano, do bloco pernambucano Galo da Madrugada.
Clique:
http://globotv.globo.com/rede-globo/netv-2a-edicao/v/ariano-suassuna-homenageado-do-galo-da-madrugada-vai-participar-do-desfile-do-bloco/3098943/
 

POSTAGENS MAIS VISTAS