Seguir o blog

quinta-feira, 30 de julho de 2015

QUEM SÃO OS BOBOS DA CORTE?

Atualmente, o astral do brasileiro está tão baixo quanto a popularidade da senhora presidente Dilma Rousseff que, aliás, se reunirá daqui a pouco com todos ou quase todos os governadores do País. A pauta é meio doida: trata de governabilidade e ajuste fiscal.
Vai sobrar de novo para nós, que ficamos sempre com a parte podre do poder.
Tudo no Brasil está pra baixo atualmente, inclusive a esperança que, dizem, é a última que morre; mas que, pelo trotar dos cavalinhos chucros, já está com a corda no pescoço e pedindo pelo amor de Deus que a salvem.
Sei não, mas cá com meus botões começo a pensar que dessa reunião não vai sair coelho e, se sair, será indigesto para nós pobres mortais comuns.
O que essa reunião de governadores vai dar mesmo é manchete de jornal, fotos e imagens em movimento para o noticiário de daqui a pouco, para amanhã e para os horários políticos para ilustrar as promessas da próxima campanha política que se avizinha.
O que tudo isso tem a ver com a cultura popular? Nada, a não ser que,  mais uma vez, precisa-se por os pingos nos is.
“Pingos nos is” é uma expressão que habita há séculos o imaginário popular, certo?
Só mais uma coisinha: o sistema que rege a República Federativa do Brasil é cruel por ser totalmente centralizador; daí o presidente – ou presidenta – estalar os dedos e, como num passe de mágica, ter a seu dispor, com os pires nas mãos, os principais administradores das unidades da Federação.

Em última instância, fico a pensar: serão os governadores bobos da corte? 

POSTAGENS MAIS VISTAS