Seguir o blog

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

ESTADO NOVO NUNCA MAIS!

O dia de hoje, 10 de Novembro, marca a instalação do famigerado sistema de governo que ficou conhecido como Estado Novo.
O gaúcho Getúlio Vargas (1882.-1954), começou a habitar o mundo da história logo após aplicar um golpe que o levou ao poder em 1930. Depois anos depois, ele botou para quebrar em São Paulo e noutros pontos do país.
A Constituição de Vargas foi uma dolorosa piada, e também um golpe, que fez o povo brasileiro sofrer profundamente.
Com o advento do Estado Novo, as liberdades no Brasil foram suspensas. O Congresso foi fechado etc. Em contraponto, os trabalhadores passaram a ter benefícios. Pois é.
Nesse mesmo ano de 1937, portanto há oito décadas, o Brasil começava a respirar ares sufocantes.
O Estado durou até 1945.
A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler em 1939. Por esse mesmo tempo o fascismo ganhava força com a cara feia de Mussolini.
Getúlio caiu em 1945 e voltou em 1951, para 3 anos depois dar um tiro no peito e morrer.
A ascensão de Vargas ao poder coincidiu com o reconhecimento da força do rádio e firmação do disco e do cinema nacionais.
O poeta Carlos Drummond de Andrade atuou no governo Vargas como chefe de gabinete do ministro Capanema, da Educação.
O maestro Villa-Lobos também deixou sua marca no governo Varguista. 
Foi Villa-Lobos quem levou o canto orfeônico às escola. E é dele a pesquisa que fez no interior da Paraíba que resultou num monte de cantigas populares do mundo infantil.
Getúlio Vargas, quem não sabe, entrou para a história como uma espécie de paizão dos pobres. Seus discursos, aliás, começavam sempre com um chavão: "trabalhadores do Brasil". Muitas músicas foram compostas em sua homenagem ou inspiradas nele como O Retrato do Velho, lançada pelo rei da voz Francisco Alves, ouça:


Outra músicas, muitas outras músicas foram feitas por inspiração do populista gaúcho, como O Bonde de São Januário (ouça abaixo com Cyro Monteiro e Ataulfo Alves).


Nenhum governo ditatorial é bonzinho.
Todo governo personalista é ditatorial.
Democracia é outra coisa.
Encero este texto com uma dúvida: se a democracia surgiu na Grécia antiga, por que na Grécia antiga havia escravos e por que Sócrates foi condenado à morte só pelo fato de levar jovens a pensar?

PENSAR É SÓ PENSAR

Tudo liga tudo. Pois é, simples assim, no pensar poético do meu amigo e parceiro baiano Gereba. Desse modo, e após ouvir uma amiga a mim dizendo, rindo, "é isso, sem mais delongas". A mesma amiga, cujo nome não revelo para não morrer condenou-me ao fogo dos infernos por não convidá-la a ir comigo bater palmas para Anastácia, cantora e compositora que todo mundo conhece que há poucos dias apresentou-se no palco do Teatro Sérgio Cardoso, localizado ali no paulistanissimo bairro da Bela Vista. "Essa não lhe perdoo", fulminou-me. Pois, pois.
De fato, o espetáculo proporcionado por Anastácia foi inesquecível, ela estava como sempre, linda, do alto dos seus 77 anos de idade bem vividos.
Anastácia dá amostras de que está sempre de bem com a vida, e consigo, naturalmente. E disse-me estar amando.
Do mesmo modo que tudo liga tudo, uma coisa puxa a outra.
O Amor é um sentimento dos seres imperfeitos, posto que sua função é levar os seres à perfeição, que disse isso, mais ou menos assim, foi o mestre Aristóteles, que viveu muitos anos antes de Cristo nascer, isc, isc. Quer dizer, pois, pois.
O pernambucano jornalista, ator etc, Nelson Rodrigues dizia que o dinheiro compra tudo, até o amor perfeito. Mais ou menos isso. E parafraseando-o, eu diria: o dinheiro compra a amizade. Será?
A dúvida é o começo da verdade. Será?
A humanidade é verdadeiramente falsa, posto que a mentira é uma característica humana. Será?
O velho Shakespeare expôs a dúvida que perdura até os dias de hoje: " to be or not to be". E por assim dizer, penso. Conclusão: existo.
A filosofia é o modo mais profundo do pensar.
O pensar é arranca dúvidas do pensamento.
Eu gosto disso.






POSTAGENS MAIS VISTAS