Seguir o blog

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CHICO SALLES E GONTRAN BRILHAM NO CÉU

Viver é bom morrer, não.
Todo o dia nascem e morrem milhões de seres. Chora-se ao nascer e também ao morrer. Quer dizer: os começos são de prantos e os fins, também.
Sábado 25 o Brasil perdeu dois grandes nomes das artes: Chico Salles, no campo da música, e Gontran Netto nas artes plásticas.
Gontran, paulista de Vara Cruz, era um desses artistas insatisfeitos completamente com o dia dia do capitalismo. Detestava expor em galeria. Suas oras eram feitas para museus e espaços públicos, como o metrô de São Paulo.
Em 1969 Gontran foi exilado em Paris, onde morreu aos 84 anos de idade. Eu o conheci no tempo que chefiei o departamento de impressa a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Ele era amicíssimo do brasileiro nascido no Egito Peter Alouche, engenheiro elétrico com passagem pela FAAP e Mackenzie, como professor. Peter, que também moru em Paris e formou-se em Letras pela Universidade de Nancy, integrou o time de fundadores do metrô paulistano.
Chico Salles, paraibano como eu, e engenheiro civil, era um baita sujeito. Bom de papo bom de proza e poesia. Com assento na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC, com sede no Rio de Janeiro.
Chico trocou o município de Souza, no alto Sertão Paraibano, pela cidade do Rio de Janeiro. Na época ele tinha 18 anos de idade. Uma insuficiência respiratória o tirou do nosso convívio. Ele tinha 66 anos de idade e deixou, além de mulher e filhos, vários CDs e folhetos de cordel. O último CD, uma homenagem ao pernambucano Rosil Cavalcante autor de várias músicas gravadas pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga. Ele entrou na música pelas mãos do humorista Mussum (1940-1994) que o apresentou aos bambas do samba do Rio. Ali pelo ano 2000 eu dei texto ao prefácio do livro Cordelinho, de sua autoria.
Em outubro de 2013 eu o incluí no projeto Rodas Gonzagueanas, que apresentei no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele formou ao lado de Oswaldinho do Acordeon, Anastácia, Azulão, e outros artistas da nossa boa música. Relembre clicando:


POSTAGENS MAIS VISTAS