Seguir o blog

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

UM ENCONTRO HISTÓRICO COM TINHORÃO

Foi, como previsto, um encontro muito bonito no projeto Ação Educativa (foto acima). Lá estávamos, Eu, Tinhorão, Bete e Jorge, que mediou o encontro. No auditório, pessoas que iam dos 30 aos 150 anos, ou 160, sei lá! Juntando tudo, todos e idades, tínhamos ali, no auditório da ação cultural , um tempo que somado que chegava ao início do império romano, quer dizer: há uns 200 anos a.C. ou à arca de noé....
Foi legal, mesmo.
Tinhorão falou sobre a influência da cultura européia e norte americana na vida brasileira e a ligação da capoeira e o frevo pernambucano. Muito bom. Deu um show. Como se não bastasse, ele falou sobre temas que abordou em seus livros como O Negro em Portugal, O Fado, etc. Silêncio na platéia, enquanto ele falava. Falou também que o Brasil já não tem mais música popular brasileira. Sobre ele eu disse o que digo sempre: é um intelectual completo, um pensador, sem papas na língua, que diz o que diz, um não-hipócrita.
O encontro que tivemos  foi aberto com um pequeno documentário sobre vida e obra de Tinhorão, um documentário que ficou aquém do que deveria ser. É oque eu acho. Foi um documentário que enalteceu a parte negativa que entendem sobre a obra de José Ramos Tinhorão, o cara que é esculhambado por muita gente, que nem sequer o leu. Uma pena. Juntando tudo, os seus mais de 30 livros, não chega a 50 ou 60 mil   leitores. E dito isto, basta. Infelizmente.
No Instituto Memória Brasil ( IMB) há todos os títulos de Tinhorão.

CARNAVAL É TINHORÃO!!!
Amanhã 10 é dia de comemorar com alegria, cachaça e samba, os 90 anos de idade do historiador José Ramos Tinhorão. A comemoração, atenção pessoal, é ali na Vila Buarque, no bar da Amélia, a partir das 15 horas. Eu vou,  você vai?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS