Seguir o blog

domingo, 27 de maio de 2018

QUE PAÍS É ESSE?


No começo dos anos de 1930, um escritor escreveu um livro intitulado Brasil, o País do Futuro. Depois disso, ele matou-se.
No começo dos anos de 1970, um político piauiense virou governador de Minas Gerais e, no momento qualquer, fez-se a pergunta que ganhou manchete Brasil afora: "Que País é esse?"



Pois é, o nosso patropi é de fato incrível!
Hoje faz sete dias que os caminhoneiros pararam nas estradas exigindo que o Governo baixe o preço do diesel etc. Essa aliás, a notícia que não sai das mídias.
A TV mostra a toda hora, a correria do povo aos postos de gasolina, supermercados etc.
É o caos caminhando para seu estágio maior e se chegar lá, ai, ai, ai.
O Brasil está sendo levado a um caminho muito perigoso.
Em 1973, o presidente chileno Salvador Allende, caiu depois de dançar miudinho na palma da mão dos caminhoneiros de lá, da sua terra, durante 26 dias.
Aqui é certo que não chegaremos a tanto, até porque há tempos o Brasil anda desgovernado. Mas pensemos, se cai Temer entra o presidente da Câmara, ou o presidente do Senado, elas por elas, portanto, hipoteticamente sobraria a presidente do STF.... Como se vê estamos num mato sem cachorro, mas com ladrões nas mais diversas esferas da política nacional.
Sim, os caminhoneiros autônomos têm toda razão de reivindicar o que reivindicam.
Por trás dos caminhoneiros há empresários que visam apenas lucro, lucro, lucro.
Vivemos o Capitalismo no seu  estágio mais selvagem.
Empresários como Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá (1813-1889) há muito, não existem no Brasil.
O Mauá foi grande. Foi ele que fez o Brasil dar os primeiros passos nos trens, literalmente.
O Brasil tem, hoje, 1,7 milhão de quilômetros de rodovias. de ferrovia, apenas 27.782 quilômetros. Detalhe: os trens, hoje, transportam basicamente minérios. Quer dizer, Estamos lascados!
Mas vamos amenizar a situação com música.
Ali pelos começos dos anos de 1960, o paraibano Jackson do Pandeiros, gravou o forrozinho gostoso e safado, Xodó do Motorista, do potiguar Elino Julião (1936-2006). Clique:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS