Seguir o blog

quinta-feira, 26 de abril de 2018

GILMAR MENDES E O CACHORRO DE PAVLOV

O que é que tem a ver o juiz Gilmar Mendes com o fisiologista russo Ivan Pavlov (1849-1936)?
Engraçado, amanheci hoje pensando no amigo que partiu,  Taiguara (1945-1996).
Taiguara, Chala da Silva nasceu em Montevideu no Uruguai e veio morar no Brasil, junto com a família, ainda menino. No Rio estudou e o tempo o transformou num dos mais importantes intérpretes da música popular brasileira. Chegou a ser chamado de O Rei dos Festivais. Eu gostava muito dele e a recíproca verdadeira. Frequentávam nos um a casa do outro.Pois bem, um dia ele puxou conversa sobre Pavlov.
Ele adorava Pavlov.
Pavlov foi o primeiro fisiologista a ganhar o Nobel , em 1904, por pesquisas desenvolvidas em torno do comportamento dos animais.Aí a meu ver, é que entra o Gilmar.
Gilmar Mendes apresenta todas as características de um ser humano, mas o seu comportamento é um tanto esquisito,  Seja como membro da 2a. Turma do STF ou como integrando do plenário do mesmo STF.
Num passado não muito distante, ensinaram ao Gilmar as boas maneiras que um cidadão deve ter na relação com o próximo. Chegou a aprender isto, mas a aprendizagem durou até apreender as regras do, digamos, cachorro de Pavlov. Ele não late propriamente. Mas grunhe e até dá patadas, como se viu recentemente numa rua de Lisboa, em Portugal. Na ocasião, perguntado por uma repórter da Folha sobre quem estava pagando a passagem dele, respondeu: " enfia essa pergunta na bunda"! Os seus rompantes são totalmente incivilizados, sem falar do que faz às sombras.
Como cachorro de Pavlov, só que na área jurídica, Mendes inventou de soltar tudo quanto é preso condenado ou em vias de ser condenado pela Justica.




KAFKA
O Brasil é uma beleza. É o Patropi muito bem descrito na música de Jorge Ben, que começa assim: "moro num país tropical/abençoado por Deus/e bonito por natureza..". Pois bem, neste Patropi tem de "um tudo": príncipes e princesas, reis e rainhas, e bandido de todos os naipes infiltrados desde as malocas ao Congresso Nacional, passando naturalmente pelas Câmaras e Assembléias Legislativas. E tem ainda coisas engraçadas, pitorescas e bizarras. Ou não é bizarro alguém ser pego com a mão na cumbuca e dizer que ali não tinha nada, tampouco cumbuca? O Lula, por exemplo, saiu do governo dizendo que não sabia nada de mensalão. O mesmo fizeram os cabeções do PSDB. Há pouco, o Temer.Ontem 25 foi a vez  do homem da mala (Rodrigo Rocha Loures) dizer que não sabia o que tinha dentro da mala. O Aécio Neves está seguindo a mesma linha, acrescentando que foi vítima de uma "armação".Ele fala hoje 26 à Justiça. Tô de olho.

POSTAGENS MAIS VISTAS