Seguir o blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

HOJE É DIA DE ARY BARROSO

No dia 7 de novembro de 1903 nascia em Ubá, Minas Gerais, o filho varão de seu João e dona Angelina, Ary Evangelista Barroso. Ary ficou orfão de pai e mãe muito cedo e foi adotado pela avó materna, Gabriela, que lhe deu as primeiras lições de música ao piano. Quando tinha 12 anos de idade já se apresentava no cinema da sua terra, recebendo pró labore pelo bom desempenho. Foi pro Rio muito novo, ainda. Lá estudou e virou o artista que todo mundo hoje conhece no Brasil e no Exterior.
A primeira composição de Ary Barroso foi o cateretê De Longe, gravada por Gastão Formenti, sob novo título e gênero, Teus Oio, canção, pela gravadora Parlophon, no final de 1929 e lançada à praça em janeiro de 1930.
O primeiro grande sucesso de Ary foi o samba Aquarela do Brasil, gravado originalmente por Chico Alves, no dia 18 de agosto de 1939 e lançada à praça dois meses depois. Dois anos depois foi a vez dessa música receber a primeira gravação internacional, feita pelo norte-americano Lee Broyde. LOgo em seguida, Aquarela integrou a trilha sonora do filme Alô Amigos, dos Estúdios Disney. Curiosidade: Só em 1945, Aquarela do Brasil foi tocada nas emissoras de rádio norte-americanas mais de 2 milhões de vezes. Ouça a gravação original:



Ary Barroso, além de compositor e instrumentista, foi locutor esportivo. Ouça um trecho de suas transmissões: 



Por vários anos o mineiro Ary Barroso apresentou programas de calouros, num dos quais (Calouros em Desfile) a "vítima" foi Luiz Gonzaga, que se transformaria num dos maiores nomes da música popular brasileira. Ouça o humorista José Vasconcelos imitando Ary diante de um calouro:




O Dia Nacional do Rádio é comemorado hoje, 07, em homenagem a Ary Evangelista Barroso. O decreto traz a assinatura do ex presidente da República Luís Inácio Lula Da Silva. Antes a data era 21 de setembro (Governo Vargas).

POSTAGENS MAIS VISTAS