Seguir o blog

quarta-feira, 29 de julho de 2020

PRESIDENTE PEGA CARONA NO TIMÃO


Assis e Sócrates discutindo sobre a Democracia Corintiana, no Parque São Jorge
No dia que o número de mortos provocados pela Covid-19 passa dos 90 mil no Brasil, o presidente Cloroquina veste a camisa do Corinthians três dias depois da vitória contra o Oeste por 2 x 0, num campo de Barueri.
O detalhe é que o presidente não é Corintiano, mas veste qualquer camisa para aparecer bem na fita diante dos seus seguidores. Ele vestiu a camisa do Timão, junto com o ex-jogador Marcelinho Carioca. Isso foi há poucas horas, em Brasília. 
O Corinthians é, tradicionalmente, um time de respeito.
A história do Timão começou em 1910, com operários do Bom Retiro.
Nos momentos mais difíceis do País, o
Corinthians e sua torcida costumam se manifestar a favor do ir e vir, do livre pensar, da Democracia.
Nos anos 80, Casa Grande, Sócrates (foto acima) e outros grandes craques da época criaram  a histórica Democracia Corintiana. Mas é sabido que déspotas faturam em cima do futebol. Sempre foi assim.
Quer saber mais? Leia o livro, A Presença do Futebol na Música Brasileira, que escrevi em 2006 (capa ao lado). 


O CANGAÇO CONTINUA...

O cangaceiro mais novo do bando de Lampião tinha por nome Francisco dos Santos, mais conhecido pelo apelido de Volta Seca.
Volta Seca era sergipano de Itabaiana e entrou no cangaço pelas mãos de Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, quando tinha 11 anos de idade.
Corisco foi um cangaceiro que, durante dois anos, fez e desfez para vingar a morte do compadre Lampião, de batismo Virgulino Ferreira da Silva.
Virgulino e seu bando foram surpreendidos na manhã do dia 28 de julho de 1938, na localidade denominada Grota do Angico, SE. Ele, Maria Bonita e mais nove cangaceiros tombaram pelas balas da volante comandada pelo tenente João Bezerra (1898-1970).
Corisco era de uma cidadezinha chamada Água Branca, AL.
Corisco morreu quando tinha 32 anos de idade e seu compadre Lampião 40.
Na trilha do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, do baiano Glauber Rocha, Corisco aparece na voz do paulista, de Marília, Sérgio Ricardo. Ouça: https://youtu.be/pc5BZ6wgis8
De modo mais lírico, onírico, eu e Zé Ramalho interpretamos uma beleza de poema do paraibano José Nêumanne, intitulada Desafio de Viola Repentina e Guitarra Cética, num CD lançado no ano de 2002 (selo El Dorado). Ouça: 


A história do cangaço, é a história do Brasil.
O cangaço começa com os bandeirantes paulistas.
O cangaço e cangaceiro como tal conhecemos, são termos inseridos na língua portuguesa em fins da primeira parte do século 19.
Maria Bonita, mulher de Lampião, ganhou esse nome no Rio de Janeiro. Clique: http://assisangelo.blogspot.com/2019/07/maria-bonita-e-uma-criacao-de.html
Lampião foi integrante de um ninho de nove irmãos.
Maria bonita foi integrante de um ninho de 11 irmãos.
Corisco perdeu-se na vida, na adolescência, após matar quem não devia. Feito isso, correu e caiu no braços de Lampião. Era forte e elástico, capaz de atirar numa estrela e por ela morrer.
No passado cangaceiro de chapéu de coro e gibão os meninos tinham como ídolo Lampião, algo parecido com o que ocorre hoje nos morros cariocas e em Brasília.
Os meninos da periferia brasileira viram “aviãozinhos” dos traficantes armados de balas até os dentes. As meninas, por sua vez como Maria Bonita, se atiram apaixonadas ao colo de bandoleiros, como Lampião.
O cangaço de ontem, continua. Clique: https://youtu.be/-Tphzj8Vivc

POSTAGENS MAIS VISTAS