Seguir o blog

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

FORRÓ PRA TODO MUNDO


Atenção amigos e amigas! 
O mais representativo artista da música popular do Nordeste, o pernambucano Luiz Gonzaga, é tema de uma ampla programação musical que começará às 13h da próxima sexta-feira 11, que se estenderá até domingo 13, em São Paulo.
A programação começa com DJ Douglas Mota e segue de hora em hora: às 14h, Trio Barrabufado, às 15h Trio Amizade, Trio Flor Mussambé, Bill Ramos, Cacá Lopes, Trio Sabiá, findando às 20h com Enok Virgulino.
A programação de sábado 12: DJ Douglas Mota, Trio Raça de Pajeú, Trio Borogodó, Fabinho Zabumbão, Trio Beijo de Moça, Banda Sarrabulho, Diana do Sertão e Bernadete França.
E domingo 13, finalmente, a programação começa com Trio da Lua, Krakatoa Trio, Trio Kabeça Fria, Quarteto Refungá, Banda da Jacá, Bando de Régia e 2 Dobrado. Fechando com Trio Dona Zefa.
Tudo gente boa, artistas de grande quilate. 
Essa programação integra o evento Dia Nacional do Forró, idealizado e patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A coordenação e idealização é do produtor artístico Zé da Lua.
Todos os artistas e grupos musicais que irão participar desse evento, que tem por objetivo comemorar o dia do nascimento de Luiz Gonzaga, gravaram o repertório em estúdio. A maioria deles reside na Capital paulista, como Enok Virgulino e Cacá Lopes.
Enok foi criador do Trio Virgulino e Cacá Lopes é quem todo mundo conhece: um cara arretado!
Cacá ainda não fez, mas se quisesse faria até um poste dançar.
Luiz gonzaga gravou mais de 600 músicas, 51 das quais só com o nome dele. 
Dentre todas as músicas que o Rei do Baião gravou, o grande destaque continua sendo Asa Branca, originalmente gravada em 1947.
Há gravações de Asa Branca em vários ritmos e idiomas como inglês e coreano. Clique: ASA BRANCA, 70 ANOS
São Paulo é a cidade que acolhe, historicamente, o maior número de nordestinos e descendentes de nordestinos: cerca de 4 milhões.
Pra acompanhar as apresentações do evento Dia Nacional do Forró, basta acessar gratuitamente a página do SP Forró, no Facebook.
"O SP Forró atua na cidade de São Paulo desde 2017, é composto por mais de 50 grupos (foto acima), entre mestres de cultura, professores de dança, artistas, trios, músicos, produtores e amantes do forró. Temos como objetivos fortalecer e unir os artistas que promovem a cultura nordestina e de trazer aos moradores da capital o resgate das raízes históricas dos migrantes nordestinos que fizeram e ainda fazem parte do desenvolvimento social e econômico da maior cidade nordestina do Brasil, São Paulo", segundo a Assessora de Imprensa Kelly Marques.
Luiz Gonzaga morreu no dia 2 de agosto de 1989, num hospital de Recife. 
Em 2019, o Centro Cultural Santo Amaro, SP, apresentou ao público paulistano uma instalação retrospectiva da vida e obra do Rei do Baião. Para lembrar, clique: 
Foi uma ideia surgida no programa São Paulo Capital Nordeste. Dica do Paulo Rosa. Esse programa era produzido e apresentado por mim e durou mais de 6 anos. Sempre ao vivo, na Rádio Capital, AM 1040. Uma noite convidei a deputada federal Luiza Erundina e conversa vai, conversa vem, sugeri que ela apresentasse um projeto à Câmara criando esse dia para lembrar a importância de Luiz Gonzaga na música nordestina. Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia. Minuta feita, o projeto foi apresentado. Durou mais de dois anos até que fosse aprovado e sancionado pelo presidente da República, à época Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira comemoração do Dia realizamos no Brincante, no centro cultural criado e dirigido por Antônio Nóbrega. Na ocasião convidei para cantar Carmélia Alves (Rainha do Baião), Anastácia (Rainha do Forró), Socorro Lira, Oswaldinho do Acordeon, Gereba e muitos outros artistas. Para lembrar, clique:
 

POSTAGENS MAIS VISTAS