Seguir o blog

domingo, 13 de dezembro de 2020

DIA DO REI DO BAIÃO

Assis, Gonzaga e  João Câncio (1936-2015).

 O mês de dezembro é o mês muito especial, entre os católicos do mundo todo.

Mas o Natal deste ano será, certamente, um Natal sem grandes emoções. Motivo? A Pandemia.

A Pandemia provocada pela Covid-19 já matou quase 2 milhões de pessoas. Só no Brasil, os mortos já passam de 180 mil.

As vacinas contra a Covid estão chegando.

O Reino Unido foi o primeiro país a dar início à vacinação. 

O Brasil e outros países estão se preparando para seguir o exemplo dos ingleses.

Mas não é sobre isso que eu quero falar.

Luiz Gonzaga, rei do baião, nasceu em dezembro.

Uma vez Gonzaga me disse que 2 eram os meses mais importantes da sua vida: junho por causas das festas; e dezembro, mês em que nasceu. 

Hoje faz 108 anos que o grande sanfoneiro nasceu. Aqui e ali pipocaram homenagens a sua pessoa e talento.

Gonzaga gravou 629 músicas, em 267 discos. De sua autoria, só 53 e com parceiros, 232. As demais músicas do seu repertório são de autoria dos mais diferentes compositores.

Sobre o rei do baião, escrevi e publiquei 3 livros(acima). Também compus uma música em sua homenagem, junto com Oswaldinho do Acordeon, gravada pela cantora Daiane. Ouça: 

href="https://www.youtube.com/watch?v=daMAjK2MGbo" style="font-family: "YouTube Noto", Roboto, Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 13.0691px; white-space: nowrap;">/watch?v=daMAjK2MGbo

Já falei muito sobre o Gonzaga em rádio, tv, jornais e revistas de todo canto. Confira uma das entrevista que dei ao apresentador Carlos Sílvio, da Rádio Conectados. (Abaixo).

O velho e bom Luiz Gonzaga (Nascimento não era sobrenome familiar) cantor  praticamento sobre tudo: religião, seca, fome, gado, cangaço, pássaros, cidades, ceu, mar, animais, futebol. 

Sobre futebol, Gonzaga tem uma música muito da bonitinha: Siri Jogando Bola. Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=JXxQ32Orhu0

Pouca gente se dá conta de que Gonzaga falou até de juízes e jogadores de futebol como Arnaldo César Coelho Paolo Rossi, que morreu quarta 9 passada.

Rossi foi o "carrasco" no jogo Brasil x Itália, em 1982. Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=A5VnTtHs5ag 

Muitas músicas do repertório de Luiz Gonzaga foram gravadas em vários idiomas, como Francês, Inglês, Espanhol, Japonês, Alemão, Coreano.

Asa Branca, um tema folclórico do Nordeste é a música mais regravada em discos e DVDs.

Ouça Asa Branca em Inglês na voz de Demis (1943-2015): https://www.youtube.com/watch?v=XSG9qclVPaw  

Católico, Luiz Gonzaga criou a missa do vaqueiro junto com o padre João Câncio (1936-1989), e o cantador Pedro Bandeira, que morreu este ano.


JACKSON DO PANDEIRO

Logo mais, às 19h, as cantoras Anastácia e Fatel estarão cantando em homenagem ao paraibano de Alagoa Grande Jackson do Pandeiro. O artista é tema de uma belíssima exposição que se encerrará hoje 13 no Centro Culturakl Sanbto Amara, zona Sul da Capital paulista. A exposição teve por objetivo lembrar a vida e obra do grande ritimista, nascido em 1919 e falecido em 1982. Ele e Luiz Gonzaga não se bicavam. Sabiam disso? Pois é... O radialista Luiz Wilson será o mestre de cerimônia. A propósito: Wilson hoje criou um novo verbo para a nossa língua. O verbo é "cerimonializar".  Foi durante o programa Pintando o Sete, que apresenta dominicalmente na rádio Imprensa FM 102,5.

Ia-me esquecendo: a exposição foi uma iniciativa da produtora Isabel Santos.

A primeira música gravava por Jackson foi Sebastiana, em 1953. De Rosil Cavalcanti (1915-1968).

Ouça: https://www.youtube.com/watch?v=0CJTasvSjmA

NO AR, CULTURA PARA O POVO

Meio chumbrega, digamos assim, a 16ª Virada Cultural paulistana começou ontem 12 com uma roda de mulheres cantando coisas nossas. Entre essas mulheres, a carioca Mart’nália e a paulistana Fabiana Cozza. Foi no Teatro Municipal. Mesmo sem público, valeu. Quem não viu ainda pode ver na internet. Pelo menos nesse momento, ganhamos da pandemia provocada pela Covid-19, que já matou mais de 180 mil brasileiros e brasileiras.
A segunda atração do evento que a cada ano ganha mais atenção foi a incansável sambista Elza Soares. Do alto dos seus 90 anos, Elza continua botando pra jambrar.
As atrações seguiram noite a dentro.
Ali pelas onze e meia de hoje 13, moradores da Consolação acompanharam o som de um piano vindo do alto de um caminhão. Interessante. Sobre a carroçaria a cantora Tiê, que não conheço.
A programação, bancada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, conta cerca de 400 atrações. Entre essas atrações, dança, artes visuais, circo, literatura, moda, música, performance e teatro.
A 16ª Virada Cultural de São Paulo findará com a cantora paraibana Elba Ramalho passeando pelo repertório de Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.
A propósito: Luiz Gonzaga do Nascimento, o rei do baião, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, em Exu, PE e partiu para a Eternidade em 2 de agosto de 1989.
Daqui a pouco, por volta das 13h, estarei falando sobre Gonzaga no programa do amigo Germano Junior, na rádio Imprensa FM (102,5).
Ah! Ia-me esquecendo: logo mais, às 21h, encerra-se a programação especial a Luiz Gonzaga levada ao ar sexta, às 13h, por iniciativa de um coletivo cultural chamado SP Forró. Tudo pela internet. Leia: https://assisangelo.blogspot.com/2020/12/forro-pra-todo-mundo.html
E hoje é Dia de Santa Luzia, a santa padroeira dos cegos. Ouça: 

POSTAGENS MAIS VISTAS