Seguir o blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

DIA DE FESTA NA PRAÇA VLADIMIR HERZOG

Atenção, atenção, amigos e amigas!
Amanhã 23, na praça Memorial Vladimir Herzog, vão estar declamando e lançando livros jornalistas, poetas e romancistas de bons quilates. Tudo ao ar livre.
Vão estar no local os músicos Alexandro Fernando da Silva e Paulinho Timor, os jornalistas Enio Squeff, Giuliano Galli, Juca Kfouri e Sergio Gomes (Sergião); os arquitetos Ciro Pirondi, Luis Ludmer, Marco Artigas Forti; a bailaria Silvia Lopes, o médico Samir Salman, o fotógrafo Jorge Araújo, o produtor musical Paulinho Fluxus, o artista plástico Elifas Andreato, criador das obras expostas no espaço; e os chargistas Aroeira e Laerte Coutinho.
Laerte, antena sensibilíssima do cotidiano brasileiro, registra no seu perfil do Twitter os dias até aqui sem solução para o caso Marielle Franco
A praça Vladimir Herzog é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, que ao atender a uma intimação de agentes da ditadura foi preso, encapuzado, torturado e morto nas dependências do DOI-CODI, sem São Paulo, SP.
O assassinato de Vlado, como o jornalista era chamado, provocou consternação nacional e levou o então presidente general Geisel (1907-1996) a mostrar seu descontentamento em relação ao caso. E que morte do tipo não se repetisse na dependências das forças armadas. Repetiu-se.
Vlado foi assassinado no dia 25 de outubro de 1975 e menos de 3 meses depois, no dia 17 de janeiro, foi assassinado pelos agentes repressores o metalúrgico nordestino Manoel Fiel Filho (1927-1976).
A praça Memorial Vladimir Herzog localiza-se ali na Bela Vista, rua Santo Antônio, 33-139, São Paulo - SP.
Para Vlado, compus:  

POSTAGENS MAIS VISTAS