Seguir o blog

terça-feira, 16 de novembro de 2021

OSESP LEVA CEGOS À SALA SÃO PAULO

 

Inaugurada em Julho de 1999, a Sala São Paulo, continua sendo o templo da boa música de Concerto e de Câmara.
Fazia tempo que eu não ia à Sala. Uma das últimas vezes, foi em 2015, quando Rolando Boldrin me convidou para assistir a uma belíssima apresentação musical para marcar os 10 anos do seu programa, Sr. Brasil. Fui com o saudoso amigo José Ramos Tinhorão (1928-2021).
Eu já havia perdido a visão dos olhos, mas mesmo assim apreciei o repertório escolhido pela produção do programa do Boldrin.
Domingo 14 voltei à Sala São Paulo para assistir à apresentação do Coro Acadêmico e da Academia da OSESP- Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
A programação foi aberta pontualmente às 11hs, como previsto, com uma peça ligeira do compositor, instrumentista e maestro, Heitor Villa-Lobos (Quarteto de Cordas nº 1, em 6 movimentos), Jacques Ibert (Três Peças Breves), Geraldo Vandré/Théo de Barros (Disparada), Edu Lobo/Chico (Beatriz), Gilberto Gil/Torquato Neto (Geleia Real), Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira (Qui nem Jiló) e Sivuca/Glorinha Gadelha (Feira de Mangaio).
Foi tudo muito bonito, com quase metade das 1498 cadeiras ocupadas por um público atento, alegre e espontâneo que facilmente atendeu ao convite do regente Felipe da Paz para dançar. Isso, já no final.
Tudo que se passava no teatro, a partir do palco, foi transmitido por audiodescrição, pela profissional Lívia Motta, diretora da Ver com Palavras, ao meu lado na foto (ao lado).
Lívia, dona de uma voz macia e carinhosa, encantou a quem teve a oportunidade de ouvi-la.
Integrava a plateia duas dezenas de pessoas cegas ou outras com baixa visão.
Tomara que eventos como esse que tive a graça de assistir se repitam, pelo menos, uma ou duas vezes por mês, na Sala São Paulo e noutros ambientes do gênero.
Villa-Lobos morreu aos 72 anos de idade, no dia 17 de novembro de 1959.

POSTAGENS MAIS VISTAS