Seguir o blog

domingo, 20 de março de 2022

ABL TEM NOVO PRESIDENTE: MERVAL PEREIRA

Livros de Merval Pereira
 
De poucas falas, poucos livros e pouco riso o jornalista carioca Merval Pereira é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras, ABL. A posse foi em 11/3, com a presença de jornalistas, artistas e, naturalmente, intelectuais da escrita.
Merval começou a carreira jornalística como estagiário do jornal O Globo, RJ, em 1968. Nesse jornal ele desenvolveu várias funções, inclusive a de editor.
A Academia Brasileira de Letras foi criada pelo jornalista e escritor Machado de Assis (1839-1908), em julho de 1897, inspirado na Academia francesa. Machado foi o seu primeiro presidente.
Nos primórdios a ABL só aceitava intelectuais masculinos.
Em 1977, a ABL abriu as portas para a primeira mulher: Rachel de Queiroz (1910-2003).
Depois de Rachel, a autora do clássico O Quinze (1929), a Academia também abriu a porta pra Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon e Ana Maria Machado.
Nélida e Ana Maria foram, até aqui, as primeiras mulheres a presidir a ABL.
A mais recente acadêmica é a atriz Fernanda Montenegro.
O baiano Gilberto Gil é o primeiro artista da música popular a integrar o seleto grupo de imortais da ABL. Convidado para esse time, Chico Buarque disse não.
Merval Pereira é, hoje, colunista do jornal O Globo e comentarista político da Globo News e da rádio CBN. Detalhe: Merval é o 55º acadêmico a assumir a presidência dessa casa.
A ABL já teve em seus quadros muitos jornalistas, entre os quais o mais novo deles: João do Rio.
Sei não, mas no próximo ano é bem possível que eu disputa uma cadeirinha da ABL. Se me aceitarem, prometo trocar o famoso chá das cinco por uma cachacinha da boa. Detalhe: e assumirei sem o fardão, que acho ridículo.
Você já ouviu falar do Instituto Memória Brasil, IMB? Clique: https:// institutomemoriabrasil.com.br/

POSTAGENS MAIS VISTAS