Seguir o blog

quinta-feira, 9 de junho de 2022

MORRE O CARTUNISTA ROGÉRIO TADEU

Integrantes da equipe do jornal +Humor,
com Rogério (agachado) e Fausto (à direita)
Mais um grande cartunista brasileiro partiu para a Eternidade.
A informação é do Fausto, amigo e colaborador deste Blog. Diz Fausto:
"O cartunista Rogério Tadeu faleceu vitima de câncer nesse 8/6/2022, aos 68 anos. Há algum tempo ele se achava internado por conta de um tratamento. Cartunista muito criativo, era um dos editores do jornal +Humor juntamente com Amorim, Luis Pimentel, Mayrink, Ykenga Mattos entre outros. Sua produção era vasta com muitos cartuns, charges e personagens: Bola Furada e Mão Estendida, em parceria
com o jornalista Luis Pimentel (ao lado). Muito criativo, tinha vários projetos inclusive para o jornal +Humor que estava em planejamento de voltar após um período de paralisação por conta da pandemia. Boa gente e de bem com a vida, era vascaíno fanático".
Fausto conta um pouco a respeito do jornal +Humor:
"O +Humor, criado e editado  no Rio de Janeiro, tem com distribuição gratuita a população, em locais determinados e é vendido por assinatura para pessoas fora do Rio de Janeiro. A festa de 1 ano do jornal aconteceu na Lapa, Rio, com a edição do numero 9 em 2020.
Depois teve de ser interrompido per conta da Pandemia. Era até então, o único jornal de humor impresso no Brasil, em tamanho tabloide. Equipe de cartunistas: Amorim, André Brown , Dil Márcio, Guidacci, Jaguar, Luis Pimentel, Ykenga, Eu (Fausto) e Rogério Tadeu".
No decorrer da pandemia provocada pelo novo Coronavírus, morreram dezenas de artistas do traço brasileiro. Assim, infelizmente, o humor brasileiro continua perdendo a graça

Charge de Rogério Tadeu

A INVENÇÃO DO BRASIL

O dia hoje é 9, o mês junho e o ano 2022. 
Esse dia registra o espanhol José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, como mais um santo em terras brasileiras.
São José de Anchieta foi canonizado pelo Papa Francisco no dia 24 de abril de 2014. A base da canonização foi o registro de 5.350 "milagres" atribuídos a ele.
Amanhã 10 marca o dia de nascimento do baiano João Gilberto. Faria 91 anos de idade se vivo estivesse, mas não está a não ser na memória de quem é tarado pela bossa nova.
João Gilberto, que morreu no dia 06 de julho de 2019, cantava e tocava violão bem baixinho. Chamavam-no de gênio da raça, mas eu gostava mesmo era das caretinhas que ele fazia.
Mas não é a respeito desses dois "santos" que venho aqui batucar nas teclas.
Amanhã 10 é consagrado como Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas.
São nove as comunidades portuguesas: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste Macau e, naturalmente, Brasil.
Camões, Luís Vaz de Camões, é o nome mais expressivo da língua dos portugueses. Nasceu em 1524 e encantou-se em 1580, depois de ver publicado a sua obra mais importante: Os Lusíadas, que foi à praça em março de 1572.
Existem pouquíssimos exemplares da primeira edição de Os Lusíadas. Um desses exemplares se acha na Biblioteca Nacional, RJ.
Sobre a língua portuguesa, desenvolvi para o Newsletter Jornalistas & Cia um texto que tomara que vocês, leitores deste blog, gostem. O texto completo se acha na página 23, cliquem: J&Cia - EDIÇÃO 1362
A partir de amanhã 10 e até segunda 13, publicarei em partes o texto Viva a Língua Portuguesa!. Antes, ouça o poema que fiz sobre a nossa língua:

POSTAGENS MAIS VISTAS