Seguir o blog

sábado, 25 de junho de 2022

JORGE MELLO COMEMORA 50 ANOS DE GRAVAÇÃO (1)

Assis Angelo e Jorge Mello, em 2013
As festas juninas são lembranças guardadas com carinho por muita gente boa, desde a infância. Não é diferente com o piauiense de Piripiri Jorge Mello:
“Todo ano era aquela maravilha, ensaio da quadrilha, ao som das mais lindas músicas para se dançar. E eu dançava todas. Fui vários de seus personagens: o noivo, o prefeito, o padre e tantos outros. E o resultado disso na minha obra como compositor e cantor é visível. Escrevi grandes canções como Que de Quadrilha (WEA, 1977) e muitas outras, que foram gravadas por intérpretes clássicos na área, como Zé Calixto, Robertinho do Acordeon e Anastácia. Sou muito feliz por guardar essas boas memórias”.
Jorge não tinha nem dez anos de idade quando o pai o “escalou” pra tocar sanfona à frente da bodega que tinha. A ideia era chamar a atenção dos fregueses e futuros fregueses. Deu certo.
Acima: Sônia Regina foi a
primeira cantora a
gravar Jorge Mello

Em 1968, Jorge Mello tinha 20 anos de idade e aos 22 teve gravada as duas primeiras músicas da sua longa carreira. Títulos: Garoto Lindo e Loucura de Você.
“Essas duas primeiras músicas que fiz foram gravadas pela cantora Sônia Regina”, informa num fio de saudade.
Além de compositor Jorge se firmaria no mercado musical como cantor, instrumentista e produtor. Um dos belos discos que produziu foi o LP Glória Rios, de 1981 (Continental).
Neste ano de 2022 Jorge tem muito o que comemorar, inclusive o fato de ter gravado sua voz pela primeira vez num disco. Foi em 1972. Título: Felicidade Geral.
“É uma grande alegria poder comemorar esse fato. É um Compacto Duplo (ao lado), contendo as canções: 1ª) FELICIDADE GERAL, que me deu o prêmio de melhor intérprete e Comunicação no 5º FESTIVAL UNIVERSITÁRIO da TV TUPY de 1972. Me apresentei no Festival e em muitos eventos e shows, com a Banda O GRÃO, grupo que depois foi trabalhar com o Tim Maia e que uns 6 anos depois foi rebatizada pelo Tim, como VITÓRIA RÉGIA. 2ª) VERA LÚCIDA. 3ª) SE FOR PRECISO VOCÊ CHORA, que fiz com Antonio José Brandão. Essa foi a primeira obra de Brandão gravada. E 4ª) GALOPE À BEIRA MAR. Esse disco teve arranjos meus e de Laércio Freitas, com acompanhamento da Banda O GRÃO”, conta Jorge.

POSTAGENS MAIS VISTAS