Seguir o blog

sábado, 2 de julho de 2022

JOSÉ NÊUMANNE, UM CRAQUE DAS LETRAS (1)

Assis e Nêumanne, por Fausto Bergocce


É poeta esse Pinto
Como o Pinto de Monteiro
Com viola ou sem viola
Com rabeca ou sem pandeiro
Esse Pinto quando pinta
Faz bagunça no terreiro

É metido esse Pinto
Em todo canto quer estar
Mexe daqui, mexe dali
Já marcando o seu lugar
Esse Pinto não é mole
Nem cresceu, já quer brigar

Esse Pinto já tem pinta
Pra com ele vadear
Vadeando ele vai
Todo ancho a rebolar
Ai, ai, ai, que Pinto besta!
A onde ele quer chegar?

(PINTO NOVO QUER BRIGAR, letra de Assis Ângelo e música de Jarbas Mariz)

Antes de mais nada é bom que se diga que o paraibano de Uiraúna José Nêumanne Pinto é um gigante do jornalismo brasileiro. Sabe de tudo e um pouco mais, especialmente de política.
Admirado e premiado o tempo todo, Nêumanne é simples, gente da gente. Olho no olho, com ele nos identificamos em quaisquer cenas da vida. Facilmente.
Quando pedi ao cartunista Fausto que fizesse uma ilustração para o texto que estava escrevendo, este, foi rápido: “Ótimo, ótimo, deixa comigo!”.
Fausto conheceu Nêumanne em 2006, quando estava lançando o livro de cartoons Traço Extra. Foi no Estadão, lembra, “apresentei-me dizendo que era seu fã”.
José Nêumanne, como todos nós, foi menino. Sonhador. Perguntei-lhe outro dia de suas lembranças juninas. E ele: “Na infância, eu adorava os arraiais de São João porque a quadrilha era o único estilo que eu sabia dançar. Depois de adulto, o forró tornou-se ritmo por excelência em Campina Grande e pude, então, lançá-lo, como fazia quando criança. Também fui adepto da culinária e dos folguedos juninos em torno das fogueiras”.
Jornalista com carreira iniciada no Diário da Borborema, de Campina Grande, PB, Nêumanne muito cedo foi atraído pela cultura de sua terra, incluindo as grandes datas de São João, Natal e Carnaval. E muito cedo também decidiu trocar Uiraúna e Campina Grande pelo mundo desconhecido chamado São Paulo, espécie de El Dorado. Um puta desafio!
Na Capital paulista, pintou e bordou. Trabalhou nos principais jornais da cidade: Folha e Estadão.
Paraibano que sou também, de João Pessoa, eu o reencontrei ali pelos meados dos anos de 1970, em Sampa. À época, ele era o bambambam da sucursal do Jornal do Brasil, que funcionava ali na avenida São Luís. Não lembro o andar, mas lembro da boa conversa que tivemos e até saímos para um

cafezinho na esquina. Na ocasião me perguntou se eu topava fazer uma ponta como repórter de um filme que estava sendo rodado por cá. Agradeci e pulei fora. Lembro-me ainda daquela primeira conversa, entre ele e eu: nesse reencontro eu carregava comigo um exemplar do romance Angústia, do alagoano Graciliano Ramos. Livro de teor existencialista. Uma pancada na cabeça de quem sofre, mas lindo.
Eu sempre andei com livros e revistas, para ler nos ônibus, táxi, metrô. Sempre foi assim.
E ele: “Eu não sabia que você gostava do Graciliano”. Gosto, eu disse. E adoro o Vidas Secas, dos anos 30.
Eu sempre gostei dos romances regionalistas, de autores como Zé Lins e Zé Américo. A Bagaceira é uma jóia, um marco do romance regionalista.
Eu comecei a minha carreira profissional no jornal O Norte. Fui editor de Local do jornal Correio da Paraíba e colunista do terceiro mais antigo jornal do país, A União. Mas essa é outra história.
Sempre ousado, José Nêumanne Pinto desbravou veredas na dita “terra da garoa”.
Jornalista famoso, Nêumanne achou de burilar palavras e transformar a vida em versos. Já escreveu vários livros com poemas incríveis. Entre esses Barcelona, Borborema; As Tábuas do Sol e Solos do Silêncio (acima).
E como se ainda não bastasse, inventou de fazer parcerias musicais com nomes como Gereba, Théo Azevedo, Capenga, Mirabô e Zé Ramalho.
Em 1999, Zé Ramalho e eu interpretamos juntos o poema de Zé Nêumanne intitulado Desafio de Viola Repentina e Guitarra Cética. Uma jóia. A produção dessa faixa coube a Robertinho de Recife e os demais poemas do repertório à Téo Azevedo.

Perguntei-lhe porquê tanta diversidade. E a resposta foi uma risada.
São muitas as histórias em que se acha Nêumanne. Histórias bonitas, muitas delas cheias de graça.Lembro, por exemplo, da história de um bode. Eu, Nêumanne e Ronaldo Cunha Lima (1936-2012), ex-governador da Paraíba.

POSTAGENS MAIS VISTAS