A Kuarup Música acaba de repor no mercado duas preciosidades há muito desaparecidas: os CDs Cantoria volumes 1 e 2, com Elomar, Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai.
Esses discos (ao lado), resultantes de um espetáculo realizado no Teatro Castro Alves, em Salvador, entre os dias 13, 14 e 15 de janeiro de 1984, foram originalmente gravados – e lançados – no formato de LP.
E de Vital, curiosa e coincidentemente, recebi no início da madrugada de hoje este mimo, via email, que compartilho com vocês:
Meu amigo/irmão Assis Ângelo
Quando me lembro de você, me vem várias passagens, tanto aí em Sumpalo, como também em outros momentos!
Pensando e lendo o seu Blog, vez e quando me remeto aos versos que queiram ou não sempre faz da gente brasileira que se preocupa com tudo que se passa nos nossos sentidos!
Porém Lendo agora sobre estrofes e versos que falam do seu labutar, me veio uma do poeta/jornalista/escritor/advogado e delegado de Polícia federal de Brasília/parahybano de Princesa, que certamente você já deve ter lido o seu primeiro livro publicado há alguns anos atrás com o título "Verso Menino". Nele, além de muitos poemas lindos, tem um que faz parte da minha paixão e da minha visão política em relação à politicagem externa que os EEUU desenvolvem há séculos no mundo inteiro querendo a todo custo humilhar as nações que de uma forma ou de outra não aceitam os seus desmandos nem tampouco se sujeitam às suas deliberações! Guerra de Facão. Diz assim:
VOU USAR MEU FACÃO NESSE REPENTE
PRA CANTAR UM MARTELO AGALOPADO
E DEIXAR MEU FACÃO MAIS AFIADO
DO QUE A LINGUA DA "VÉIA" DO BATENTE
VOU SINGRAR OCEANOS, CONTINENTES.......esqueci, pô... pô...
Mas aí vem a segunda estrofe:
MEU FACÃO VAI USAR SUA FAMA E NOME
BEM NO CENTRO DOS ESTADOS UNIDOS
VAI MATAR MEIA DUZIA DE BANDIDOS
QUE SÓ FEZ NOSSA GENTE PASSAR FOME
VAI VINGAR A CRIANÇA QUE NÃO COME
E A MÃE MORTA NOS BRAÇOS DA PARTEIRA
VAI ENSINAR A TIO SAM MUIÉ RENDÊRA
PRA MOSTRAR A NAÇÃO MAIS QUE TUPY
FECHA AS PORTAS DO FMI
E TRÁS DE VOLTA A BANDEIRA BRASILEIRA
MIGUEZIM DE PRINCEZA É FODA!
UM BEIJO NO CORAÇÃO PRA VC.
Esse é o Vital falado, sempre espontâneo nos seus escritos e colocações.