Em 1534, a Coroa portuguesa criou o sistema de capitanias no Brasil. O fidalgo Duarte Coelho ganhou do rei Dom João III a capitania de Pernambuco. Para assumir as terras, ele desembarcou no País em 1535. No dia 12 de março de 1537, Olinda estava criada. Hoje, portanto, é aniversário da cidade pernambucana conhecida internacionalmente por muitas razões, entre as quais como "a terra dos bonecos gigantes".
Mas, segundo a história, a coisa não correu de forma assim tal simples, não. Houve guerras e mortes, incluindo o fuzilamento de Frei Caneca.
Em 1630, os holandeses invadiram as terras pernambucanas e tacaram fogo em toda Olinda. Destruição total. Poucos anos depois, porém, os portugueses e índios locais puseram pra correr os holandeses e seu chefe, Nassau.
Dom Helder Câmara foi o arcebispo de Olinda e Recife por muito tempo.
Olinda é cantada e decantada desde sempre.
CORDEL DE LUTO
Foi sepultado hoje, em Terezinha, PI, o corpo do cordelista Pedro Costa. Pedro era do interior do Piauí e ganhou notoriedade em 2003, quando arrebatou o primeiro lugar no 2º Concurso Paulista de Literatura de Cordel, promovido por mim e apoiado pela CPTM e Metrô. Pedro ocupava uma das cadeiras da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ABLC. Sem dúvida ele foi um grande representante da cultura popular brasileira.