Páginas

sábado, 29 de abril de 2017

CIA LIFE É SAÚDE

Olha eu aqui! (foto:Robson Gonzaga)
No Brasil existem hoje mais de 30 mil academias de educação física e cerca de 8 milhões de pessoas praticando, formalmente, o bom exercício da vida: que é cuidar do corpo e da mente. E cuidando do corpo e da mente estamos cuidando da alma. Mente é alma.
Um velho ditado popular latino, lembro, diz: “Mente sã, corpo são”.
Eu sou um dos 8 milhões de brasileiros que praticam o bom exercício físico para viver e amar. Cada vez mais.
Não faz muito descobri que aqui, bem pertinho de onde moro, há a mais importante academia de educação física do meu bairro e adjacências: Academia Cia Life.
No começo de tudo eu achava que as academias nos levavam a ficar fortes e marombados. E só.
Eu estava errado, errei.
Aprendi que as academias são um ponto de reflexão, de compreensão, de entendimento e caminho de revigoramento da vida.
Mente sã, corpo são...
A vida é movimento...
No Império, o brasileiro Rui Barbosa defendeu a necessidade de se levar a educação física às escolas. Sua ideia só foi levada à prática em 1940.
Em 1910 a Polícia Militar de São Paulo, chamada de Força Pública, criou a primeira academia de educação física do Brasil.
Precisa dizer mais sobre a importância do cuidar do próprio corpo?
Civilmente,digamos assim, a primeira academia foi a da Universidade de São Paulo, USP: 1934.
A partir da Idade Moderna, em 1453, a mentalidade humana passou a levar a sério o exercício físico, corporal. Isso tem a ver com condicionamento físio/terapeutico. E não podemos nos esquecer: o condicionamento físico tem a ver com competição esportiva, também.
E pra terminar com esse lenga lenga, meus amigos e minhas amigas, não custa dizer como resumo que treinar o corpo faz bem para a mente. E ter um treinador pessoal, ou “personal trainer” como dizem os gringos do Norte, faz bem a quem não tem tempo pra nada. Esses caras, os trainers, são uns anjos, não é mesmo professor Anderson?
Estou indo à Cia Life, tchau!
Entre as milhares e milhares de academias espalhadas Brasil a fora, eu estou na Cia Life. E comigo, professores como Anderson e Alberto Jr. (foto:Robson Gonzaga)

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE

“A vida é movimento”, diz o professor Alberto Jr.
A vida é movimento em todos os sentidos, e desde sempre.
A vida é movimento desde o momento em que nascemos. Desde o momento em que a nossa mãe nos traz ao mundo. Ela se exercita ao nos trazer, contraindo seus músculos e sentimentos. E nós, bebês, nos exercitamos quando a este mundo chegamos, chorando, gritando, também contraindo músculos...
Contrair é exercitar. Na pré-história já era assim. E assim foi na antiguidade. Até que a Igreja, na Idade Média, entendeu que o culto ao corpo era um pecado.
O culto ao corpo começou na velha Grécia. E não podemos esquecer, a Grécia foi o berço da sabedoria.
Pois bem, os movimentos fazem o corpo ágil e sadio. Isso está provado por todos os métodos científicos.
É com o advento da Idade Moderna, a partir de 1453, que o homem passa a perceber que é preciso se movimentar, exercitar o próprio corpo.
O homem moderno passou a entender que um corpo parado, imobilizado, é chamariz de abreviação da vida.
No começo do século 19, o exercício corporal passa, de fato, a ser algo muito importante para o prolongamento da vida. E, cá prá nós, parodiando o escritor paulista Monteiro Lobato: quem se exercita mais, vive mais.
O Alberto Jr., que cito lá em cima, é o idealizador da academia de educação física Cia Life.
A respeito leia o próximo texto.

MÚSICA É O ALIMENTO DA ALMA


A selvageria que tomou conta de parte do País ontem, justificada por profissionais do ramo, deixou-me um tanto triste e frustrado com os rumos que a política partidária parece estar tomando. 
Esta é uma opinião pessoal, minha, e expor opinião é uma conquista de todos nós e garantida pela Constituição em vigor, desde 1988.
Discordar faz parte da condição humana, até nos momentos de diversão, de brincadeiras.
No festa do Pastoril, por exemplo, tem o Azul e o Encarnado. Gosto dessas cores até hoje. O Azul lembra o nosso céu e o Encarnado, o sangue.
A história mostra que a violência sempre foi um ponto comum, entre os homens, desde a Era das Cavernas.
Nós nos matamos uns aos outros, enquanto os animais ditos irracionais, defendem-se.
E o que é que tem a ver isso com o título desta postagem?
A música está em todo canto...


As locuções “ritmo” e “música” vêm do grego. O ritmo está presente em tudo na vida, como a música. Desde os batimentos do coração à respiração. Até no nosso andar. A música, identificada pelos sons e silêncios, é cultural e humana. Impossível ignorá-la. Acha-se nas festas religiosas e profanas, nos templos e nas ruas de qualquer bairro ou cidade. Nas paradas militares e também nos desfiles escolares; nos nascimentos e funerais. Nos mercados, nas feiras livres, nos estádios de futebol, em todo canto. Onde há vida e manifestação dela, a música, que existe desde os primórdios, estará sempre presente. Há três tipos de música, basicamente: a erudita ou clássica, a tradicional ou folclórica, de raiz; e a popular, de massa, experimental. Pode ser boa ou pode ser ruim. Os elementos dela são a melodia, a harmonia e o ritmo.  Da soma ou fusão de um tipo ou de outro de música pode se gerar um gênero, como o samba, o baião, o xote, o forró, choro... O jazz, a bossa nova... 

BRINCANDO COM A HISTÓRIA (1)

O cartunista Fausto, paulista de Reginópolis, está desenvolvendo uma ideia que resultará em várias tirinhas que têm como foco a pré-história. É uma série exclusiva para o blog do Assis Ângelo. Você, meu amigo, minha amiga já pode apreciar, e viva Fausto!