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quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

EU NÃO ESCREVI O LIVRO QUE ELZA SOARES ME PEDIU

Lembro da noite que saí correndo com minha companheira para assistir a um espetáculo a que não punha fé. Fui por ir. Pertinho, ali no bixiga, teatro Sérgio Cardoso. Gente saindo  por todos os cantos. Entramos e encantei-me.


ELZA é um espetáculo sensacional. É um musical narrativo. Conta a história de uma mulher nascida em um favela do Rio de Janeiro em 1930 ou 1937.A personagem diz, no final, que não tem idade. Tem 3 mil anos, tem 30, tem 1. É fantástico!
Idade, pois, não tem tempo. Idade é inteligência, sensibilidade, respeito, carinho, amor, etc.
Pobre, negra, estuprada ainda quando era criança e mãe aos 13 anos de idade. Seu nome: Elza Gomes da Conceição Soares. Com quinze anos perdeu o primeiro filho. Aos 21, ficou viúva.
Essa história , terrivelmente triste, é muito bem contada por Vinícius Calderoni.
ELZA é texto que trata de uma mulher que viveu todos os tempos piores de uma vida. Superou-se. Grandona.Mas até lá, comeu o pão que o Diabo amassou.
ELZA é  espetáculo que enche os nossos olhos de alegria e tristeza, de tristeza e alegria. E de esperança, também. Podemos até perguntar: como essa pessoa conseguiu chegar onde chegou?.
ELZA é um espetáculo incrível. Fala do pobre, fala do gay, fala do bêbado, fala de amor, fala de alegria e prazer.Fala de gente comum.
Fala da vida, fala da morte. Das minorias e maiorias indecisas. Essa ELZA superou-se: negra, pobre, mulher em todos os sentidos que se possa imaginar. Ser humano que entende e respeita o próximo.
ELZA é um espetáculo imperdível, seja qual tempo em que for apresentado.
Em ELZA as artistas que a representam atuam beirando a perfeição. Aquelas sete mulheres no palco....aquele grupo musical formado só por mulheres....alma não tem cor.
Em ELZA há cenas impagáveis, como aquela em que o seu amor maior (Garrincha) lhe desfere um tapa no rosto, como aquela em que ela, ELZA, pede pelo amor de Deus para ele não mais tocar numa garrafa de conhaque, como aquela em que Elza e o seu amor deslizam num trem, ela mostrando para ele a importância da janela do trem.......
ELZA para onde for será imperdível.
Um dia Elza ligou pra mim perguntando se eu poderia escrever um livro sobre ela. À época eu trabalhava na TV globo e a minha vida era uma loucura. Não deu...

São Paulo de todos nós(*)

 O dia 20 de janeiro de 1953 é marco de um evento importante para o cinema brasileiro. Foi nessa data que foi lançado o filme O Cangaceiro, de Lima Barreto. São Paulo é uma cidade incrível, como certamente o é toda cidade grande, megalópole. São Paulo é, em todos os rankings, a quarta maior cidade do mundo. A sua população beira a casa dos 15 milhões de habitantes. Entre esses, nordestinos de todos os nove Estados. Baianos são o maior número de migrantes, seguidos dos cearenses e paraibanos. Certa vez, um governador paraibano, José Maranhão, disse-me que havia em São Paulo, morando, pelo menos 350 mil paraibanos como eu. Perguntei-lhe: “Como você sabe disso?”. Rindo, Maranhão respondeu que dados desse tipo são facilmente encontráveis no site do Tribuna Superior Eleitoral (TSE). A grandiosidade da cidade paulistana tem levado compositores de todos os naipes a expressarem sua opinião e impressão a respeito dessa cidade. Mais de 7,5 milhões de compositores deixaram a sua marca musical em discos. Essa história data do século 19 e chega facilmente ao século 20. E ao 21. Todo mundo sabe, e quem não sabe já é hora de saber: Adoniran Barbosa é a voz poético-musical dessa cidade que encanta e desencanta, que faz bem e que faz mal, dependendo do ponto de vista de cada um de nós. Adoniran, de batismo João Rubinato (1910-1982), compôs quase duas dúzias de músicas em que aparecem São Paulo e logradouros. Há algumas músicas de Adoniran que tratam de São Paulo sem citar São Paulo e logradouros. Exemplo: Saudosa Maloca. Saudosa Maloca é na origem um samba, que trata de três pobres- -diabos: o narrador e seus companheiros, Mato Grosso e Joca. É assim: São Paulo de todos nós(*) Se o senhor não tá lembrado Da licença de contar Que aqui onde agora está Esse edifício alto Era uma casa velha um palacete assobradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mais um dia nem quero me lembrar Veio os homens com as ferramentas O dono mando derrubá Peguemo’ toda’ nossas coisas E fumos pro meio da rua Apreciar a demolição Que tristeza que eu sentia Cada táuba que caia Doía no coração Mato Grosso quis gritar Mas em cima eu falei Os homens está ‘cá razão Nós arranja outro lugar Só se conformemos quando o Joca falou “Deus dá o frio conforme o cobertor” E hoje nós pega a paia nas grama do jardim E pra esquecer nós cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida Que din donde nós passemos dias feliz de nossa vida Saudosa maloca, maloca querida Que din donde nós passemos dias feliz de nossa vida Saudosa maloca, maloca querida Que din donde nós passemos dias feliz de nossa vida Saudosa maloca, maloca querida Meu amigo, minha amiga, você sabia que Saudosa Maloca, no original, intitulava-se Saudade da Maloca? Sob esse título, a letra de Adoninan foi gravada por ele mesmo no dia 27 de julho de 1951. Gravadora: Continental. A gravação de Adoniran não chamou a atenção de ninguém. Em fevereiro de 1955, porém, ao ser gravada pelo grupo Demônios da Garoa, ganhou uma repercussão incrível. Nesse mesmo ano, 1955, Saudosa Maloca recebeu uma versão em ritmo de tango pelo acordeonista Hortênsio. Até a cantora Marlene, à época a preferida dos militares do Exército, como era da Marinha a cantora Emilinha Borba, gravou a música de Adoniran. Não fez sucesso, mas ficou o registro. Muita coisa ainda há pra se falar sobre São Paulo e sua música e Adoniran Barbosa. E Demônios da Garoa. A primeira gravação do grupo apareceu em 1949, num disco de 78 rpm de Mário Zan. Mera participação. Título: Sanfoneiro Folgado, que sairia logo depois num compacto duplo de 45 rpm. A história é longa, de anjos e demônios da cidade de São Paulo, e está no livro Pascalingundum. No filme O Cangaceiro, Adoniran Barbosa aparece como ator, interpretando uma figurinha chamada Mané Mole. É isso. Segunda-feira, 24/1, este J&Cia apresentará uma reportagem que fiz para vocês. Espero que gostem. (*) Ouça! Adoniran Barbosa no filme O Cangaceiro

Especial de J&Cia em homenagem a Sampa circulará na segunda-feira (24/1)

Ele vai mostrar a cidade em prosa, verso e música, sob a batuta de Assis Ângelo

 São Paulo completará na próxima terça-feira (25/1) 468 anos de vida, uma jornada que começou com a primeira missa, de Nóbrega e Anchieta, lá em 1554, quando foi singelamente batizada de Vila de Piratininga e que nunca mais parou. Ao contrário, nunca mais parou de crescer. E tantas e tantas foram as transformações humanas, geográficas, climáticas, que ela virou tema candente e prioritário para centenas de compositores e escritores de todo o País, que a cantaram, exaltaram, criticaram, mas por ela não passaram indiferentes. u É para celebrar a cidade, seus artistas nativos e importados, seus autores, seus jornalistas e profissionais de comunicação que J&Cia convidou o paraibano Assis Ângelo a cantá-la em prosa, verso e música, com o mesmo carinho que a ela dedicou desde que aqui chegou, nos idos de 1970, e com a abundante memória e acervo que amealhou nesse período sobre a cultura popular da cidade. u Não houve artista importante entre os anos de 1970 e 2020 que Assis não tenha entrevistado, conversado, frequentado, feito parcerias. u Não à toa, ao lado dele, desfilarão neste especial figuras maiúsculas de nossa cultura, como Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Tom Zé, Júlio Medaglia, Téo Azevedo, Billy Blanco, Paulo Vanzolini, Zica Bérgami, Roberto Luna, Mário Zan, os irmãos Paulo e Jean Garfunkel. Isso para citar apenas alguns dos nomes que cantaram e exaltaram São Paulo e que estão catalogados em mais de três mil composições do Instituto Memória Brasil, criado pelo próprio Assis, que reúne mais de 210 mil itens, entre discos, partituras, quadros, esculturas, livros, cordéis, incluindo muita coisa inédita. u Nosso presente à cidade de São Paulo circulará no dia 24, segunda-feira próxima. O fechamento comercial é nesta sexta- -feira (21/1). Outras informações com Silvio Ribeiro, pelo e-mail silvio@jornalistasecia. com.br ou whats 19-97120-6693.


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