Páginas

quarta-feira, 26 de julho de 2023

FOGO E MAR APERREIAM O MUNDO


Ouço notícia dando conta de que países da Europa e Ásia estão com a temperatura lá em cima, queimando e matando gente e outros animais. Na Espanha, na Itália, nos EUA, na Grécia...
O governo grego anunciou estado de emergência ou algo parecido com isso.
Cerca de 50 novos focos de incêndio são detectados diariamente em vários lugares da Grécia. Vários países estão mandando forças para ajudar a apagar o inferno vivo que se vive por lá. Até uma aeronave do governo grego caiu em meio ao fogaréu, enquanto despejava água. Piloto e tripulantes morreram.
Isso tudo lembra conversas que no passado tive com o compositor e sanfoneiro paraibano Sivuca.
Contou-me Sivuca que no começo de sua carreira integrou um trio chamado O Mundo Pegando Fogo. Esse trio era formado por Hermeto Pascoal e seu irmão Zé e o próprio Sivuca.
O trio Pegando Fogo de Sivuca, Hermeto e Zé, não foi avante. Não deixou registro musical gravado.
Uma coisa puxa outra: hoje, 26 de julho, marca o nascimento do pernambucano Fernando Lobo. Fernando, que nasceu em 1915, era pai do inspirado compositor e violonista Edu Lobo.
Fernando Lobo era jornalista e radialista. Foi ele, no final dos anos de 1940, que proibiu o sanfoneiro Luiz Gonzaga de tocar e cantar ao mesmo tempo. Fernando era diretor, à época, da rádio Mayrink Veiga. Ele teria dito a Gonzaga: "Você foi contratado para tocar sanfona".
Mas voltando ao assunto inicial.
De fato o calor tá matando muita gente e muito bicho "ao redor do mundo", como se diz.
Do jeito que vai o mundo, tudo vai mesmo se acabar. Acredito nisso, até porque não nascemos para nos salvar. 
Somos todos ruins, uns com os outros.
E pensar que Jesus Cristo morreu por nós pregado numa cruz...
Enquanto o calor derrete gentes e bichos na Europa e Ásia, o nível do mar vai cada vez mais aumentando, com as águas engolindo ruas e bairros mundo afora. No Brasil inclusive. 
Veja e ouça, um poeminha que fiz falando do assunto mar. Tem uma criança envolvida na parada: