Páginas

sábado, 2 de dezembro de 2023

LICENCIOSIDADE NA CULTURA POPULAR (56)

A Bíblia dá conta de que cornos são a representação da força e do poder divinos.
O bordel mais famoso do Estado de São Paulo foi a Casa de Eny, em Bauru.
Muita gente importante e conhecida virou noites nesses bordéis, cujos produtos de comer, de comer mesmo, custavam os olhos da cara. 
Essa casa de Bauru foi estudada por Lucius de Mello, autor do livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro. 
No La Licorne passaram nomes como Nat King Cole, Julio Iglesias e Henry Kissinger para quem "o poder é afrodisíaco".
Da área do cinema norte-americano foi visto num dos inferninhos da noite paulistana um cara chamado John Wayne, figurinha carimbada dos filmes de faroeste. 
"Os conservadores não têm por que temer o futuro do bordel", escreve Murphy no seu livro. E acrescenta: 
"Depois de mais de 3 mil anos de serviços à comunidade, poucos duvidam que ele irá sobreviver sob uma ou outra forma durante milhares de anos mais, ou pelo menos enquanto continuar sendo uma fonte de renda".
Os bordéis se metamorfoseam e se multiplicam por aí das formas as mais diversas.
Sempre haverá uma mulher ou homem dispostos a oferecer o corpo. Os lugares para uso dele podem variar: ora uma casa, ora um apartamento. Pode ser também num sítio alugado ou próprio. 
Os caminhos de acesso ao prazer sexual são fáceis. Para tanto, basta um clique num site pornô e, como num passe de mágica, aparecerá ou aparecerão uma ou mais mulheres ou homens, dependendo do gosto do interessado ou interessada.
A imaginação humana não tem limite.
O escritor japonês Yasunari Kawabata no livro A Casa das Belas Adormecidas conta a história de uma hospedaria que tinha como especialidade oferecer aos velhotes que a procuravam moçoilas belas e virgens.
O detalhe da narrativa feita por Kawabata, Nobel de Literatura em 1968, é que as mocinhas ofertadas estavam sempre deitadas nuas, dormindo, sob o efeito de drogas. 
Os clientes dessa história pagavam para admirar esses corpos inertes, sem avançar o "sinal".
Em última análise, a tal hospedaria era uma espécie de bordel.