Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2024

E A FALA DO GOVERNADOR GAÚCHO, HEIN?

O Rio Grande do Sul, um dos 26 Estados da Federação brasileira, tem 497 municípios. Desses, 446 foram impiedosamente atingidos por bilhões e bilhões de litros d'água caídos sem dó nem piedade do céu nos últimos dias.
A população do RS, estimada em pouco mais de 10 milhões de habitantes, está passando todo o tipo de necessidade: tristeza, mortos, feridos, desabrigados...
Um pandemônio vivem o RS e a sua população.
Diante de quadro tão dantesco, os brasileiros de todos os recantos do País estão solidários. Quer dizer, os brasileiros do bem.
O brasileiros de bem com a vida e com seu próximo estão, além de rezando e torcendo por bons tempos, provando o amor que têm mandando todo o tipo de ajuda. Tanto material, quanto financeira.
No correr de uma semana, fechada ontem 14, as doações em dinheiro via pix já havia chegado à casa dos 100 milhões de reais.
Milhares e milhares de víveres, roupas e tudo o mais continuam chegando ao Rio Grande do Sul.
Aqui, uma terrível interrogação consome meus pensamentos: O que diacho quis dizer o governador gaúcho Eduardo Leite com a declaração segundo a qual "quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado, há um receio sobre o impacto que isso terá no comércio local"?
Na declaração do governador dá pra encontrar brechas super duvidosas à mente comum. Ele: "O reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país".
Diante do exposto, o astuto político reeleito no último pleito, revelou: "Pedi à nossa equipe aqui que ajude a estruturar ferramentas e canais para que aquelas pessoas que queiram fazer doações possam fazer essas doações também ajudando o comércio local, que está impactado".
Como eu tenho um raciocínio lógico bem pra baixo do mediano, concluo que o infeliz governador está querendo dizer que a solidariedade dos brasileiros, pelos irmãos tão intensamente castigados pela chuva, está demais. 
Será que o governador quer que parem com as doações aos flagelados das cheias?
O governo Federal tem dado toda a atenção possível, e imediata, ao povo do RS. Ou seja, está fazendo o que deve ser feito.
As chuvas que estão destruindo o RS já engoliram até o acervo da ex-presidente Dilma Rousseff, doado ao MST. Serviria para uma espécie de museu ou espaço cultural.
O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais ricos e bonitos da nossa Federação.
A cultura gaúcha é forte e muito bonita. Estive algumas vezes por lá, dando palestras e tal.
A cantora paulistana Inezita Barroso gravou muita coisa bonita de compositores gaúchos, incluindo Mestre Paixão Côrtes. Um registro: