Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

TEMPOS DE JORNALISMO POLICIAL

Hiroito Joanides, Hiroito de Moraes Joanides (1936-1992), foi um marginal perigoso e chamado Rei da Boca do Lixo. Seu arqui-inimigo era Quinzinho, de batismo Joaquim Pereira da Costa, bem menos perigoso do que Hiroito, que andava com revólver pendurado na perna e uma navalha escondida em algum lugar do corpo. 
O apelido Quinzinho vem de Joaquim, que na intimidade familiar vira Quinca, que vira...
Hiroito eu entrevistei ali pelos finais dos anos de 1970. A matéria foi publicada nos jornais Folha de S.Paulo e no extinto Notícias Populares, que todo mundo chamava de NP.
Hiroito morreu de morte natural e Quinzinho atropelado ao tentar separar uma briga entre dois amigos. Isso na madrugada de 03 de abril de 1984, em plena Av. São João.
Enquanto cumpria pena na extinta Casa de Detenção, SP, Hiroito punha no papel as suas histórias. Virou livro em 1977. Título Boca Do Lixo.
Boca do Lixo era o lugar onde hoje se acha instalada a coisa chamada cracolândia.
Bom pessoal, aí ao lado o original da entrevista que publiquei na primeira quinzena de agosto de 1980, no extinto tabloide independente Feijão com Arroz. Esse jornal durou pouco tempo, apenas cinco números. Era mensal.


LEIA MAIS: