Paulo Emílio Vanzolini (ao lado, com este escrevinhador de plantão) é paulistano nascido na quarta 25 de abril de 1923.
Seus pais eram o engenheiro civil Carlos Alberto, professor da Universidade de São Paulo, USP, e Finoco Guidici.
Tinha dez anos de idade quando passou no exame de Admissão. De presente ganhou uma bicicleta e com ela, um dia, pedalou até o Zoológico.
Com 14, começou a estagiar no Instituto Butantã.
Formou-se em Medicina, com 23 anos.
Com 28 já era Doutor pela Universidade de Harvard, EUA.
Especializou-se em Herpetologia, ramo da Zoologia que estuda o comportamento dos répteis.
Junto com o alemão Jünger Haffer dividiu a autoria da Teoria dos Refúgios, segundo a qual as mudanças climáticas em florestas contínuas, como a Amazônia, fragmentam formações vegetais que causam especiação e enriquecem a biodiversidade da nossa América.
Serviu o Exército entre 7 de junho de 1944 a 14 de novembro de 1945.
É de sua autoria o samba Ronda que a cantora também paulistana Inezita Barroso gravaria no dia 3 de agosto de 1953, nos estúdios da extinta RCA, no Rio de Janeiro.
Shakespeare e Dante Alighieri, que lê no original, são seus principais autores de cabeceira.
Gosta da poética do sambista carioca Noel Rosa.
Paulo traz no currículo a formação de 38 doutores.
Sua obra musical cabe toda em quatro CDs.
Não compõe mais, perdeu a vontade, "desde que Paraná partiu".
Paraná a quem ele se refere é o compositor musical Luiz Carlos Paraná, um boêmio abstêmio e seu amigo desde os gloriosos tempos do Jogral que a megera levou no dia 3 de dezembro de 1970, após dias de internação no hospital paulistano Oswaldo Cruz.
Paulo Vanzolini e Eduardo Gudin estarão comigo amanhã num bate-papo em público a partir das 20 horas no Sesc Santana, ali na Dumont Villares, zona Norte da cidade. A presença de ambos faz parte da programação da instalação Roteiro Musical da Cidade de São Paulo.
A entrada é livre e grátis, mas é preciso fazer reserva antes. Para isso, basta entrar em contato com o Sesc, através do seu Portal: http://www.sescsp.org.br/
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