A Global Editora acaba de pôr no mercado mais um belo livro: Antologia do Cordel Brasileiro, seleta assinada e apresentada por Marco Haurélio, um dos mais expressivos e representativos autores de historinhas em folhetos de cordel da aatualidade.
A obra reúne textos de antigos e novos cordelistas.
Dentre os antigos, se acham o pioneiro Leandro Gomes de Barros, José Pacheco, Manuel D’Almeida Filho e Antônio Teodoro dos Santos.
Leandro está presente na antologia com O Soldado Jogador, uma pérola do gênero; Pacheco, com História do Caçador Que Foi ao Inferno, não fica atrás; idem D’Almeida Filho, com A Guerra dos Passarinhos; e Antônio Teodoro, autodenominado O Poeta Garimpeiro, com a Sereia do Mar Negro.
A Guerra dos Passarinhos, de D' Almeida Filho, lembra a obra-prima de Hitchcock, The Birds, de 1963.
Mas a comparação fica por aí.
Dentre os novos autores inseridos na antologia organizada por Marco Haurélio, um Doutor em Letras pela Universidade da Bahia, destaque para Rouxinol do Rinaré, Pedro Monteiro e os irmãos Klévisson e Arievaldo Viana.
Antologia do Cordel Brasileiro é uma bela obra.
Vale a pena lê-la, e logo.
SINDICATO DOS JORNALISTAS DE SÃO PAULO
Nos dias 27, 28 e 29 deste mês os jornalistas sindicalizados voltarão às urnas para escolher a diretoria que dirigirá os destinos da entidade no correr dos próximos três anos. A chapa 1, encabeçada pelo atual presidente, José Augusto Camargo, o Guto, tem chance de continuar no cargo.
Boa publicaçao já liguei pra Cultura
ResponderExcluirreservando um exemplar.
A propósito no ano passado
participei do festival de cordel
promovido pelo CTN tive meu trabalho
selecionado entre os vinte primeiros.
Só que até hoje ainda não recebi
os cinco box contendo os cordéis
selecionados conforme prometido no
regulamento.
Caso você possa mim fornecer alguma
informação a respeito eu agradeço.
Um abraço poeta.