O
timbre vocal de Inezita é mezzo-soprano, como de mezzo-soprano é o timbre da
macaense Ângela Maria e era o da gaúcha Elis Regina.
E
tão importante quanto Inezita e Ângela foram Elis e Dalva de Oliveira, que passava
do contralto ao soprano com a maior facilidade do mundo.
A
sua voz ganhava altura e beleza inimagináveis.
E
o que dizer da pianista e também soprano Cristina Maristany, que veio de Portugal para o Brasil com menos de um ano de idade e se transformou numa das artistas mais aplaudidas nos
teatros do Rio de Janeiro entre os anos 30 e 50, e deixou como legado um punhado
de discos de 78 rpm?
As
canções Prenda Minha e Casinha Pequenina, de domínio público, e a modinha Quem
Sabe?, de Carlos Gomes e Bittencourt Sampaio, na sua voz ficaram definitivas.
Cristina
estreou em disco gravando para a Odeon Saudade Sombria, canção de Bento
Mossurunga e Silveira Neto, e Solidão, valsa de Eduardo Souto e Osvaldo
Santiago, no final de 1929.
Depois
de Inezita, Ângela, Elis, Dalva e Cristina, muitas outras cantoras de formação
erudita continuaram - e continuam - passeando com desenvoltura pela música
popular, como a santista Tulipa Ruiz, a paulista da capital Mônica Salmaso, a
caxiense Daniela de Carli, a carioca Marisa Monte, a baiana Virgínia Rodrigues
e as mineiras Maria Lúcia Godoy e Fernanda de Paula, entre outras de alcance
vocal surpreendente.
Fernanda
estudou Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, mas preferiu seguir
a carreira de cantora depois de se preparar estudando canto lírico no Palácio
das Artes, entre 1997 e 2001.
E
como Inezita e Cristina, Fernanda também estudou piano.
Integrando
o Coral BDMG (Bando de Desenvolvimento de Minas Gerais), ela se apresentou na
Itália, Portugal, Alemanha, Suíça, Inglaterra, França e Argentina, em 1998.
Depois
disso Fernanda, dona de uma das vozes mais bonitas do Brasil, criou o Grupo Sagarana e passou a correr o Brasil até se juntar a outro grupo, Camiranga, com o qual já gravou dois discos: Madeira de Lei e Da Afonso Pena à Paulista, que está chegando ao mercado.
No
próximo dia 24, às 19h30, ela estará ao lado de vários artistas participando
de um sarau no Congresso Mega Brasil de Comunicação, no Centro de Convenções Rebouças.
Assis! É isso aí, a música popular é bastante visitada por cantoras de formação lírica. Tive o privilégio de estudar com grandes feras. Mas o chamado da música brasileira, dos ritmos como o samba, o maracatu, o baião,e outros ritmos brasileiros foi mais forte, veio por influência da família. E dou graças por ter fincado pé nessa vertente tão rica, da qual sou completamente devota até hoje - a canção brasileira. Agradeço a gentileza de seus ouvidos afinados ao se referir assim à minha voz, esse contralto que aqui escreve. E no dia 24, a honra será minha por estar ao lado de gente com bagagem de peso no sarau do Congresso Mega Brasil de Comunicação. Nos vemos pessoalmente por lá, porque visitar você por aqui tem sido hábito desde que tomei conhecimento do blog. Grande abraço, e parabéns pelo trabalho importante que tem feito desde sempre! Fernanda.
ResponderExcluirthanks for share........
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