Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2018

LULA, LEITURA E CULTURA.

Ouvi em algum lugar, ontem ou ante ontem, alguém dizer que Lula estava lendo um livro onde se acha preso em Curitiba. Um livro de cunho político, cujo título não lembro. Quem disse isso foi um de seus advogados, cujo nome também não lembro. Achei curiosa a informação do advogado. Curiosa e engraçada, se levarmos em consideração que Lula nunca gostou de ler. Aliás, ele sempre se vangloriou dizendo que ler é bobagem, besteira, perda de tempo até, e que chegou aonde chegou, isto é, a presidência da República, sem precisar ler nada.
Lula, como todos nós sabemos, é nordestino de Pernambuco.
O paulista de Taubaté Monteiro Lobato dizia que "Quem Lê Mais sabe Mais". E dizia também : "Um paós se faz com homens e livros".
Uma ou duas vezes eu lembrei ao ex ministro Juca Ferreira, da Cultura, que o alagoano Color de Mello, foi não foi, saía por aí com um livro debaixo do braço. Cheguei ao ponto de lohe dizer que sugerisse ao Lula que fizesse o mesmo, mesmo não gostando de ler. E cheguei até a sugerir que ele dissesse a Lula que saísse com um ou outro livro do potiguar estudioso da cultura popular, o mais importante até hoje deste país, Luís da Câmara Cascudo. A verdade é que eu nunca vi o Lula fotografado com um livro na mão. Uma pena, não é?
Luís Ignácio Lula da Silva é, dentre todos os ex presidentes da República, o mais abordado como personagem da nossa literatura de Cordel. Voltarei ao assunto.

GILMAR MENDES

E o Gilmar Mendes, Hein? Gilmar continua empobrecendo o Supremo Tribunal Federal, STF. Agora Há pouco, ele voltou a atacar a imprensa, nominando a Tevê Globo e o Jornal Folha de S.Paulo. Uma pena, não é? Em qualquer lugar do mundo a imprensa é importante. Gilmar recebeu nos últimos meses uma dúzia de pedidos de impeachment, pedidos pela sociedade civil. O último foi do Mestre Cavalhosa. Não está na hora de o Senado atender o clamor social? Sei lá, são quase 250 deputados e senadores na mira da operação LavaJato. E por falar na LavaJato, Gilmar acaba de detonar mais uma vez o juiz Sérgio Moro. Gilmar é um horror, é do tamanho de uma coisinha de nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário