A primeira composição de Ary Barroso foi o cateretê De Longe, gravada por Gastão Formenti, sob novo título e gênero, Teus Oio, canção, pela gravadora Parlophon, no final de 1929 e lançada à praça em janeiro de 1930.
O primeiro grande sucesso de Ary foi o samba Aquarela do Brasil, gravado originalmente por Chico Alves, no dia 18 de agosto de 1939 e lançada à praça dois meses depois. Dois anos depois foi a vez dessa música receber a primeira gravação internacional, feita pelo norte-americano Lee Broyde. LOgo em seguida, Aquarela integrou a trilha sonora do filme Alô Amigos, dos Estúdios Disney. Curiosidade: Só em 1945, Aquarela do Brasil foi tocada nas emissoras de rádio norte-americanas mais de 2 milhões de vezes. Ouça a gravação original:
Ary Barroso, além de compositor e instrumentista, foi locutor esportivo. Ouça um trecho de suas transmissões:
Por vários anos o mineiro Ary Barroso apresentou programas de calouros, num dos quais (Calouros em Desfile) a "vítima" foi Luiz Gonzaga, que se transformaria num dos maiores nomes da música popular brasileira. Ouça o humorista José Vasconcelos imitando Ary diante de um calouro:
O Dia Nacional do Rádio é comemorado hoje, 07, em homenagem a Ary Evangelista Barroso. O decreto traz a assinatura do ex presidente da República Luís Inácio Lula Da Silva. Antes a data era 21 de setembro (Governo Vargas).
Música também é cultura!
ResponderExcluir