Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

HOMENS DE SAIA, E DAÍ?

Dia desse, ontem ou anteontem, a querida Cris Alves trouxe-me um Whiskão proveniente da Escócia. Tomara que goste, ela disse. Esse Whisky é d e uma terra tradicional de homens de saia. Pensei: aí vem coisa. E veio. Perguntou-me sem mais delongas: "Você sabe por que o escocês usa saia?". Pensei: poxa...
E lá fui eu arrancando pensamentos, conhecimentos, história.
O homem nasceu nu e assim continua nascendo. Mas houve um tempo em que o homem nu passou a vestir o que hoje é considerado saia. Os escoceses usam saia há menos tempo do que se imagina. Os guerreiros romanos, gladiadores, usavam saia para ter movimentos livres nas pernas.
Calça amarra, limita movimentos. E é aí onde o homem macho se acha e se perde.
Por não querer se achar, o homem se perde em jeans.




Eu, cá comigo, fico imaginando o Osvaldinho da Cuíca com saia. Eu, cá comigo fico imaginando Geraldo Vandré de saia. Eu cá comigo fico imaginando Chico Buarque de saia. Eu, cá comigo fico imaginando Jair Bolsonaro de saia. Agora, pensei comigo, e Hitler e Mussolini e Stalin e Fidel de saia, hein??? Em 1957 ou 58, em João Pessoa, PB, um folião foi linchado pelo fato puro e simples de usar saia. Essa história está num livro de Wils Leal. O preconceito é uma merda ou não é?
Caetano Veloso de saia vi outro dia, não pegou bem: pernas magrelas, sorriso oco e tudo sem cor. Não pegou bem porque ficou feio prá danar.
E de saia editores como Cortez, hein? José Xavier Cortez com seus já 81 anos de idade ficaria bem com uma sainha. Mas o diabo é o tal do preconceito, da discriminação...
Que tal minha gente saber, conhecer a história? A história do mundo, claro. Em 1979, o Trio Nordestino gravou e a Copacabana, extinta, lançou o LP Trio Nordestino e o Homem de Saia. A música Homem de Saia é a terceira do lado A desse LP. O homem de saia fotografado na capa do disco é Ribinha, cearense. O autor da música, Enéas. Ouçam:



CHORINHO

Amanhã, 15, depois do Jornal da Cultura estrei mais uma vez dizendo mais uma coisinha sobre choro e chorões no programa de 13 capítulos O Brasil Toca Choro. Enquanto o amanhã não chega, cliquem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário