Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

HOJE É DIA DO COMPOSITOR

Em 1942, o compositor Herivelton Martins (1912-92) integrava o Trio de Ouro, formado por sua mulher Dalva de Oliveira (1917-72) e Nilo Chagas (1917-73). Faziam um sucesso danado. 
Naquele ano, já muito famoso, Herivelton ajudou a fundar a União Brasileira de Compositores, UBC.
São muitos e muitos os autores de música popular e erudita. 
Hoje é o Dia do Compositor Brasileiro. Esse dia foi criado em 1948, por iniciativa de Herivelton.
A primeira pessoa a compor uma música no Brasil foi a carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga (18947-1935).
A história dessa Chiquinha é uma história fantástica. O pai praticamente a obrigou a casar-se com 15 anos de idade. Teve dois ou três filhos e deu no pé, deixando o maridão a ver navios. Era um militar.
É de Chiquinha Gonzaga a primeira marchinha de Carnaval: Ó Abre Alas. Essa música só seria gravada na íntegra no começo dos anos de 1970.
O primeiro compositor a ter uma música gravada em disco, no Brasil, foi Xisto Bahia (1841-94), que durante muito tempo atuou nos palcos carioca como ator. Era soteropolitano.
A música de Xisto chamou-se Isto é Bom, incluída no primeiro disco (78rpm) gravado em nosso País. O intérprete foi Baiano, de batismo Manoel Pedro dos Santos (1870-1944). Era natural de Santo Amaro da Purificação, BA.
Datas efêmeras como o Dia do Compositor servem de reflexão.
Herivelton Martins era, segundo dizem, uma pessoa pessoa de difícil trato. E violenta. Existem muitas histórias a seu respeito. Graves. Apesar de tudo, ele deixou muitas músicas e clássicos como Ave Maria no Morro, gravada por muita gente. A primeira gravação dessa música foi feita pelo Trio de Ouro, em 1942. Ouça: 

MACHADO DE ASSIS

Ouvi a pouco no JH, da Plim Plim, notícia dando conta de que uma historiadora acaba de descobrir um texto de Machado de Assis (1839-1908), inédito em livro. Esse texto, sem assinatura, foi publicado numa revista carioca em 1859. É um texto de 3 páginas sobre a vida do imperador Pedro II

Nenhum comentário:

Postar um comentário