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segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

BRASIL, POBRE BRASIL

Nem parece que o verão chegou hoje 21 logo cedo, às 07h02.
Até aqui, desde janeiro, o calor dita pauta. Exceção aqui e ali.
No Nordeste, o sol continua brabo, torando coco. 
Está tudo muito confuso, não é mesmo? 
E a pandemia provocada pelo Coronavírus, hein?
Sei lá, está tudo um Deus nos acuda. Até porque o novo corona está botando pra fora os seus irmãozinhos capetas que, já dizem, têm a capacidade de contaminar humanos 70% mais depressa do que o Coronão que o está parindo. Estamos fritos. É o caso de dizer: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. 
Muita gente boa está trocando a Terra pela Eternidade.
Semana passada partiram, o tocador de pé de bode, Zé Calixto, o tocador de pife, Edmilson e o tocador de viola sertaneja, Rodrigo Azevedo. 
Rodrigo era sobrinho do cantador mineiro Téo Azevedo. 


O Brasil está ficando feio, sem graça, com o sumiço de grandes e talentosos brasileiros.
Agora mesmo foi a vez da atriz Nicette Bruno de nos dizer adeus, aos 87 anos. A Covid-19 a levou. 
Nicette Bruno deixou um legado muito importante no campo que ela tão bem abraçou, o teatro. 
Entre centenas de personagens, Nicette interpretou a Dona Benta do sítio do Pica Pau Amarelo. 
A arte do faz de conta é uma arte milenar. E importantíssima. 
No Brasil, essa arte é ainda relativamente nova. Antes dos invasores, só o índios a praticavam. 
Não sei bem porque, mas Nicette faz-me lembrar da atriz portuguesa que despertou os neurônios do poeta baiano Castro Alves. E mais na frente, de Araci Cortes, Bibi Ferreira. 
As mulheres, e isso é história, são alicerces do teatro pátrio. 
E a vacina pra curar a Covid-19 chegará antes de o número de mortos alcançar 200 mil? 

HÁ 40 ANOS NELSON RODRIGUES

O tempo estava abafado. Um calor danado.
Havia algo de esquisito naquele tempo abafado.
De repente uma mulher ainda jovem adentra o ambiente, perguntando: "Eu quero falar com o redator Mário".
O Mário não se achava no local, informou um funcionário do jornal Crítica. "Mas se a senhora quiser falar com o filho dele, o Roberto, é só entrar".
A porta estava aberta e a mulher entrou. Roberto virou-se procurando uma cadeira para ela se sentar. Ao virar-se, recebeu dois tiros e caiu em sangue.
Tranquilamente, a mulher guardou o revólver e saiu depois de pisar no corpo da sua vítima. Mas antes de deixar o local, como queria, foi interceptada por um repórter do jornal, que a entregou a polícia.
Não, não. Isso não é ficção. Ocorreu de verdade na tarde do dia 26 de dezembro de 1929, no Rio de Janeiro.
Uma tragédia, não é?
No dia anterior, o jornal de Mário Leite Rodrigues (1885-1930) publicou uma reportagem falando da separação dessa mulher, Silvia, com o marido médico João.
A mulher endoidou, entrou em desespero quando leu a notícia da sua separação. Era socialite.
A separação ocorrera por causa do comportamento volúvel de Silvia com o marido, que viu no colega de profissão Manoel o seu concorrente.
Triangulo amoroso desfeito, Silvia passou uns meses na prisão e, depois de julgada, foi absolvida por 5 a 2.
À época, Nelson Rodrigues tinha 17 anos de idade. E essa história o marcou profundamente.
Poucos meses antes de morrer Nelson contou ao repórter Lourenço Diaféria (1933-2008) que a morte do irmão, aos 23 anos, mudou totalmente a sua vida. O teatro brasileiro, também.
O velório de Roberto é recomposto na peça Vestido de Noiva.
Nelson Rodrigues, o nome mais expressivo até hoje do nosso teatro, morreu no dia 21 de dezembro de 1980, aos 68 anos. Causa mortis: insuficiência vascular cerebral, após sete paradas cardíacas.
Mário, pai de Nelson, morreu de tristeza pela perda inesperada do filho Roberto.
E Silvia, hein?
Silvia Serafim, a assassina confessa, suicidou-se em 1933, três anos depois de os seguidores de Getúlio Vargas destruírem a redação e as máquinas do jornal Crítica.
Crítica era um jornal barulhento e contra o governo de Getúlio.

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